Durante a segunda quinzena de maio, a Japan House São Paulo oferece uma programação livre e gratuita focada na nova exposição em cartaz no segundo andar da instituição, “Efeito Japão: moda em 15 atos”. A programação também contará com atividades especiais voltadas para a literatura japonesa e para o público infantil.
Para a programação literária do período, a JHSP convida o público para participar do Ciclo de Mangá, no dia 18, a partir das 15h. Nesta edição, o destaque é a aclamada obra “Astro Boy”, criada em 1952 por Osamu Tezuka, que narra a vida do robozinho que possui sentimentos humanos. Após ser criado pelo Doutor Tenma, o personagem passa a utilizar seus poderes e habilidades para defender a Terra e as pessoas de forças do mal. Para participar da atividade presencial é preciso fazer a retirada de senha 30 minutos antes na recepção da JHSP.
Já no dia 19 de maio, a criançada pode participar das duas sessões da Oficina de Roupas de Origami, realizadas às 11h e às 14h. Durante a atividade, inspirada na mostra Efeito Japão, as crianças poderão explorar o universo da moda japonesa a partir da criação de miniaturas de roupas utilizando técnicas do origami, além de conhecer referências tradicionais e modernas de padronagens e formas de compor as peças. A participação na oficina acontece de forma presencial, mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade, na sede da JHSP.
Nos dias 21 e 28 de maio, às 11h30 e às 15h, a instituição oferece visitas mediadas livres e gratuitas pela mostra Efeito Japão, em cartaz até 1° de setembro. Durante a visita, o público poderá conhecer mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos 70 anos por meio de 15 criações assinadas por 13 designers consolidados no mercado mundial. A exposição traz um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo dos anos, passando pelo “boom” econômico do Japão pós-guerra até os dias atuais, além de combinações entre o tradicional e o moderno nas composições.
Em 23 de maio, às 19h, a instituição apresenta o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, com um bate-papo sobre a obra “Hotel Íris”, da escritora Yoko Ogawa. A narrativa segue a trajetória da vida de Mari, uma adolescente que trabalha na recepção do hotel da família, na costa japonesa, e cuja realidade muda completamente quando precisa expulsar um hóspede misterioso do estabelecimento. Ogawa aborda temas complexos em torno da história de Mari e do homem, revirando memórias e questionando as origens de traumas profundos. A fim de ampliar a discussão sobre a obra, a atividade recebe uma participação especial do psicanalista Lucas Liedke, do podcast “Vibes em Análise”. Para participar do evento online, com transmissão pela plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Estação Liberdade até o dia 25 de maio, usando o cupom JHSP451.
Encerrando a programação do mês, a JHSP sedia a palestra “Brasil e Japão: Unidos Pelo Café”, no dia 24 de maio, às 14h. O painel é realizado em comemoração ao Dia Nacional do Café, que marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil, e contará com a presença da chef do restaurante Aizomê e do Aizomê Café, Telma Shiraishi; da campeã brasileira de barismo e fundadora da escola de baristas Coffee Lab, Isabela Raposeiras; do consultor agrícola Ensei Neto; e do técnico agrícola e CEO da cafeeira Fazenda Baú, Durval Fukuda. Durante a conversa, eles discutirão sobre todo o processo de produção, extração e apreciação do café, os diferentes tipos da bebida, detalhes sobre o mercado local e internacional cafeeiro, além das influências da imigração japonesa na produção do café no Brasil. Para participar do evento presencial, realizado no primeiro andar da Japan House São Paulo, é necessário realizar a retirada de senha com 30 minutos de antecedência na recepção.
Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Ciclo de Mangá (Presencial)
Astro Boy, de Osamu Tezuka
Quando: 18 de maio, às 15h
Duração: 75 minutos
Vagas limitadas. Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.
Oficina Infantil de Roupas de Origami (Presencial)
Quando: 19 de maio, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.
Visitas mediadas: Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos (Presencial)
Quando: 21 e 28 de abril, às 11h30 e 15h
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)
Hotel Íris, por Yoko Ogawa
Quando: 23 de maio, às 19h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra pelo site da Estação Liberdade, até o dia 25 de maio usando o cupom JHSP451
Painel: “Brasil e Japão: Unidos pelo Café” (Presencial)
Quando: 24 de maio, às 19h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.