O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Luiz Nunes Zogahib, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (14/5) com a Medalha Ruy Araújo, a maior honraria da Casa. O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) é o autor da propositura.
“André tem desempenhado um papel fundamental na luta pela igualdade dos nossos estudantes no ingresso à UEA. Desde o ano passado, temos lutado ao lado da UEA para encontrarmos uma solução sobre a retirada de cotas para os estudantes do Amazonas, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A lei estabelecia que 80% das vagas eram destinadas aos estudantes daqui e isso caiu. Foi um duro golpe”, disse Abrahim.
De acordo com Abrahim, que é membro da Comissão de Educação da Aleam, os próximos dias serão “decisivos” para o restabelecimento do sistema de cotas.
“Nós, deputados, nos reunimos no dia 8 de maio para tratar sobre o Projeto de Lei que estabelece o novo percentual de cotas para ingresso na universidade. A matéria prevê o percentual de 50% de cotas a estudantes que tenham cursado o ensino médio, integralmente, em escolas do Amazonas, 50% a estudantes de outros estados do país, 40% para ingresso via vestibular e 60% pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS)”, explicou Abrahim.
Indígenas, negros e Pessoas com Deficiência (PcDs) também terão direito às cotas. A previsão é de que o projeto tramite em regime de urgência na Aleam e seja votado na próxima semana. “As cotas são essenciais para corrigir as desigualdades sociais e garantir o ingresso do ribeirinho, que está lá no interior e não tem os mesmos privilégios, à UEA. Todos os deputados do Amazonas estão unidos nesta causa”, disse o deputado.
O homenageado André Zogahib disse receber a Medalha Ruy Araújo, instituída em 1981, pela então deputada Socorro Dutra Lindoso, com alegria e emoção.
“Fico muito lisonjeado com a homenagem. É uma grande honraria da Assembleia Legislativa. É a coroação de uma trajetória dentro de uma academia, que possibilitou de alguma forma houvesse esse reconhecimento por parte dos deputados desta legislatura. O sentimento de hoje é de gratidão. A Assembleia tem dialogado muito com a UEA. A gente tem afinado muito esse discurso de interiorização da UEA de forma sinérgica. O projeto de lei que deverá entrar em votação em breve é uma resposta que estamos dando aos nossos estudantes”, disse Zogahib.