O mercado de câmbio começa a semana aguardando algumas informações importantes. Aqui no Brasil, além do boletim Focus, aguardaremos amanhã a ata da última reunião do Copom, no qual poderemos verificar com clareza qual foi o motivo de divergência dos 4 diretores do BC indicados pelo governo que votaram em um corte de 0,50 pontos na última reunião.
Com isso, o mercado buscará entender de uma forma mais direta quais são suas ideias e o que aguardar com a saída do presidente Roberto Campos Neto a partir de janeiro de 2025.
Nos EUA, sai nesta quarta-feira o PPI e CPI, que farão com que o mercado faça sua aposta em um ou dois cortes esse ano na taxa de juros norte-americana. Um CPI mais forte pode indicar um único corte nas taxas de juros, o que seria prejudicial aos mercados emergentes, pois muitos dos investimentos em dólar migram para os EUA em busca de proteção. Contudo, um CPI mais modesto poderá indicar espaço para dois cortes esse ano, o que fará com que os países emergentes se tornem mais atrativos aos investidores estrangeiros que buscam ganhar dinheiro em cima das taxas de juros mais elevadas.
]* por Elson Gusmão é o Analista de Câmbio