A acne é uma doença de pele que está relacionada às variações hormonais no caso dos adolescentes, mas pode ter diversas causas quando ocorre nos adultos por volta dos 30 até 40 anos e costuma ser bastante constrangedora. Hormônios, o uso de determinados medicamentos, genética e o próprio estresse – que aumenta o cortisol e este, por sua vez, eleva o nível de oleosidade da pele – estão entre as causas mais comuns.
Diversos medicamentos de uso oral ou local podem ser usados no controle da acne sob supervisão médica, mas uma solução preventiva e que atenua bastante o problema é a limpeza de pele periódica.
“As pessoas costumam pensar na limpeza de pele quando o problema já está estabelecido e muitas vezes, no estágio mais severo, mas é importante lembrar a importância desse controle, pois a limpeza de pele não se resume só à remoção de cravos e espinhas, ela também elimina as impurezas da pele, hidrata e atua no controle do excesso de oleosidade, que é uma das principais causas da acne”, explica a especialista em estética e bem-estar Ana Paula Braun.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais sintomas da acne são o aparecimento de cravos, lesões que podem apresentar pus ou não, nódulos e até cistos que, quando inflamados, podem causar dor e deixar cicatriz. A acne é mais frequente no rosto, mas pode aparecer também nas costas, ombros e peitoral, causando grande desconforto estético e atingindo o emocional da pessoa, que muitas vezes passa a ficar mais reclusa por vergonha da condição.
“Nós recebemos muitos adolescentes e adultos também que mudaram a rotina, deixaram de sair com os amigos, de se relacionar, porque a acne é um fator muito importante causador de bullying entre os jovens, então eu considero que o tratamento e a prevenção devolvem a qualidade de vida em vários aspectos”, alerta Ana Paula, que é CEO da rede de clínicas ‘Execelência’.
De acordo com a especialista, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores são as chances de controle. “Muitas pessoas têm a crença de que devem aceitar a condição porque ‘faz parte da vida’ e isso é totalmente errado, pois a acne pode causar marcas e manchas na pele, que são bem difíceis de corrigir depois e podem até se transformar em cicatrizes profundas”, alerta.
Segundo Ana Paula, a limpeza de pele promove uma desintoxicação, além de ter ação antisséptica, anti-inflamatória, preventiva para acne, possui efeito cicatrizante e relaxante, melhora a nutrição e estimula o tecido para que a pele fique mais macia, tonificada e com toque aveludado. “Seus benefícios são notáveis tanto para a beleza quanto para a saúde da pele do rosto e do pescoço, e a recomendação é que ela ocorra, pelo menos, a cada 3 meses”, finaliza.