E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Mateus 6:7-8)
Talvez a maior mentira que Satanás conte às pessoas sobre a oração é que ela precisa demorar muito. Ele vai fazer você pensar que precisa orar por horas até ter orado de verdade, mas sei, com base na Palavra de Deus e na minha experiência pessoal, que a oração não precisa ser longa para ser poderosa. Ela também não precisa ser curta para ser poderosa. Na verdade, o tamanho das nossas orações realmente não faz diferença para Deus. Tudo que importa é que elas sejam dirigidas pelo Espírito, tenham sinceridade e estejam acompanhadas de uma fé verdadeira.
Acredito que podemos ficar tão emaranhados com as palavras enquanto oramos que começamos a perder o poder das nossas orações. Quero enfatizar novamente que com certeza não há nada de errado em orar por um período prolongado. Como afirmei anteriormente, acredito que todos nós deveríamos separar momentos para termos uma comunhão prolongada com Deus em oração e que a nossa disposição ou falta de disposição de passar tempo com Deus determina o nosso grau de intimidade com Ele. Mas não acredito que precisamos nos esforçar para permanecer certo número de horas tentando falar com Deus e ouvi-lo sem a direção do Espírito Santo, por uma questão de obrigação ou como uma obra da carne. Se os problemas da nossa vida realmente exigem que oremos por um longo tempo e que demoremos mais tempo para ouvir a voz de Deus, precisamos investir o tempo necessário, mas não temos de fazer orações prolongadas apenas para cumprirmos um horário.
A palavra de deus para você hoje: que a sua oração seja dirigida pelo Espírito, venha do fundo do seu coração, e seja feita com uma fé verdadeira.