O Festival Manaus Gastronomia, realizado pelo Instituto Norte Brasil Social e Cultura (INBRASC) em parceria com a prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, chega ao quarto dia, aprovado pelo seleto e crítico público infantil. Sem meias palavras, as crianças entrevistadas foram unânimes em aprovar a programação que segue até este domingo,28/4, das 16h às 23h, em parte do Calçadão da Ponta Negra e na Casa de Praia Zezinho Correia. O evento é gratuito.
Na opinião dos primos, Ernesto Gael, 12, Noah Augusto, 11, Cauã Rafael, 7, a programação cultural para as crianças foi um diferencial no Manaus Gastronomia.
“As atividades tendo a criança como foco principal é muito importante para nós. Precisamos de mais eventos como estes”, avalia Gael, impressionando os adultos que estavam por perto quando ele respondeu.
Dentre a programação deste sábado e que o grupo participou, a que mais chamou atenção de Noah foi a produção de cupcake.
“Muito legal aprender a fazer. O meu ficou muito gostoso. Quero fazer em casa com minha mãe”, disse ganhando a aprovação também de Cauã que gostou de assistir à produção e provar o bolinho.
Na opinião de Luíza Rodrigues, de 9 anos, as brincadeiras envolvendo os personagens lúdicos no evento, também devem ser destacadas.
“Eu gostei muito deles, do colorido, dos bichos e da comida, é claro”, disse.
Atividades
De acordo com uma das organizadoras do evento, Daiane Dourado, a programação do sábado foi bem variada para atender ao exigente público infantil, que inclui, sua filha Maria Fernanda, de 5 anos.
“Criança você sabe como é, né? Se não estiver bom ela fala mesmo e pronto. Nós tivemos oficina de cupcake com as crianças, a parte lúdica envolvendo palhaços, a Patrulha Canina, o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo, os animadores, os personagens da floresta. E a criançada fez a festa, fez filas e filas para participar das atividades. Para mim, ver os olhinhos das crianças brilhando de alegria, não tem preço”, considerou.
Programação domingo
O Festival Manaus Gastronomia é uma execução do Instituto Norte Brasil, em parceria com a Manauscult, Semtepi, Implurb, e tem como apoio cultural, a Fametro.
O evento pretende fomentar a economia local, por meio do setor e seus atores diretos e indiretos.
A programação deste domingo,28, inicia às 16h com a Parada Beiradão: Jonacy do Sax – Personagens. Das 20h às 21h20, haverá a primeira atração musical do Palco Murilo Rayol será o Ministério Templos e, de
21h40 às 23h, o cantor Célio Costa e banda.
Sobre o INBRASC
O Instituto Norte Brasil Social e Cultura (INBRASC), atua há mais de 10 anos no campo da assistência social, por meio da proteção básica na promoção do fortalecimento de vínculos sociais e familiares, desenvolvendo atividades socioassistenciais, atendendo indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco alimentar nas comunidades carentes de toda capital amazonense.
O INBRASC também atua na área do empreendedorismo básico, cultura e arte.
Dentre os projetos de maior destaque do INBRASC, estão o Circo na Escola, o Projeto Xepa e o Pet na Escola.
Crédito das fotos: Fotos: Júnior Pain e Messias Freitas