No Brasil, a jornada de inserção no mercado de trabalho é particularmente desafiadora, cerca de 5,2 milhões de jovens estão desempregados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. E para refugiados e migrantes, os obstáculos são ainda maiores, enfrentando não apenas as dificuldades comuns, mas também a barreira linguística e o desconhecimento do mercado local.
De acordo com um estudo do projeto Ven, Tú Puedes!, realizado em novembro de 2023, entre os jovens migrantes e refugiados que buscam oportunidades no Brasil, apenas 1% dos empregados ocupavam cargos de jovens aprendizes. Nesta mesma pesquisa de linha de base do projeto, 26% dos participantes tinham idades entre 17 e 24 anos.
Diante desse cenário, o projeto Ven, Tú Puedes!, iniciativa da Visão Mundial, com o financiamento do Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos, surge como um importante agente de transformação. Em abril, em Manaus, o projeto ofereceu oficinas preparatórias para entrevistas de emprego a 20 jovens refugiados e migrantes, direcionando-os principalmente para oportunidades de jovem aprendiz.
Marina Lage, supervisora de meios de vida da Visão Mundial, destaca a relevância dessas oficinas preparatórias: “Essas iniciativas são fundamentais para proporcionar aos jovens refugiados e migrantes, as habilidades e confiança necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Capacitá-los não apenas aumenta suas chances de empregabilidade, mas também contribui para sua integração e autonomia.”
Natalia, de 19 anos, uma das participantes das oficinas, em Manaus, compartilha suas experiências anteriores: “A primeira vez que participei de um processo seletivo foi muito difícil. A oficina de hoje me ajudou a pensar em como devo me portar, como falar sobre minhas qualidades e as qualificações e cursos profissionalizantes que estou cursando. Nas entrevistas anteriores, não consegui me destacar”, relata.
Além das oficinas preparatórias, o projeto Ven, Tú Puedes! oferece uma gama de serviços para auxiliar os refugiados e migrantes, em sua integração socioeconômica. Isso inclui cursos de língua portuguesa, atualização e confecção de currículos, apoio na emissão da carteira de trabalho digital, apoio na busca de emprego, capacitação profissional, sensibilização para inclusão no ambiente de trabalho.
Essas oficinas não são apenas uma oportunidade de capacitação profissional, mas também um espaço de empoderamento e desenvolvimento pessoal para os jovens refugiados e migrantes. Ao prepará-los para o mercado de trabalho, o projeto Ven, Tú Puedes! demonstra o compromisso da Visão Mundial em promover a igualdade de oportunidades e o bem-estar das populações mais vulneráveis.
Sobre o projeto:
O projeto Ven, Tú Puedes! é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, tem como objetivo principal prover integração segura e soluções duradouras para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.
Financiado pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos, desde 2019, o projeto tem se consolidado como uma iniciativa essencial para a geração de oportunidade, geração de meios de vida, dignidade e inclusão socioeconômica de populações vulneráveis.
Entre os serviços oferecidos, destacam-se os cursos de língua portuguesa, ações de capacitação profissional, com apoio na emissão da carteira de trabalho digital, busca de vagas formais junto ao setor privado, banco de talentos, acompanhamento de entrevistas, sensibilização para inclusão no ambiente de trabalho, curso de empreendedorismo e apoio a pequenos negócios de migrantes e refugiados, além de apoio a interiorização pela modalidade de vaga de emprego sinalizada.