Com o compromisso de fortalecer o potencial turístico e cultural da cidade com iniciativas que promovem o desenvolvimento local, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), iniciou, nesta segunda-feira, 22/4, a edição do projeto “Despertando Vocações para o Turismo 2024 – Um Novo Olhar Sobre Manaus”, na escola municipal Armando de Souza Mendes, localizada na rua Barreirinha, bairro São José Operário, zona Leste.
Na sua aula inaugural, o projeto engajou cerca de 100 alunos da escola municipal Armando de Souza Mendes, enquanto planeja alcançar mais de 300 crianças e adolescentes da comunidade. Esse investimento na educação e no desenvolvimento local proporciona oportunidades de aprendizado e crescimento para os jovens da cidade.
Na avaliação da diretora-presidente em exercício da Manauscult, Oreni Braga, ao oferecer conhecimentos e experiências no setor do turismo, a iniciativa não só enriquece as perspectivas educacionais dos participantes, mas também fortalece a economia turística da região.
“Estamos entusiasmados em lançar a edição 2024 do projeto ‘Despertando Vocações para o Turismo’, que visa não apenas educar, mas também inspirar os jovens de Manaus a explorarem o potencial do turismo como uma possível carreira futura. Ao proporcionar conhecimentos e experiências práticas, buscamos não só enriquecer suas perspectivas educacionais, mas também contribuir para o desenvolvimento econômico e social de nossa comunidade”, esclareceu a diretora-presidente em exercício.
Iniciativa de Impacto
A atual gestão da Prefeitura de Manaus, em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), reforçou seu compromisso com políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, ao firmar um termo de cooperação técnica para a iniciativa #AgendaCidadeUnicef em Manaus.
Como parte desse compromisso, a Manauscult, em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed), e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc), em conjunto com o Unicef, lançou em 2023 o Projeto “Despertando Vocações para o Turismo e Cultura”. A iniciativa contemplou 400 alunos de quatro escolas públicas do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.
Para este ano, o projeto tem como meta impactar a vida de 2 mil jovens alunos da rede municipal da comunidade Colônia Antônio Aleixo e de outros bairros com alto índice de evasão escolar. O objetivo é identificar e despertar vocações por meio de experiências imersivas no turismo e na cultura, promovendo a inclusão produtiva e participativa dos alunos e destacando o papel do turismo e da cultura no desenvolvimento econômico e social da comunidade.