No mundo da estética e da saúde, o transplante capilar é uma solução cada vez mais acessível e popular para quem convive com a queda de cabelo e a calvície em Manaus. No entanto, como acontece com muitos procedimentos médicos, são frequentes os mitos, as dúvidas e as informações imprecisas.
De acordo com o médico Sidharta Gadelha, da Mais Cabello Manaus, desde a chegada da clínica especializada na cidade, o transplante se tornou um sucesso (com uma média mensal de 20 procedimentos realizados) por conta dos excelentes resultados, segurança e da grande demanda de pessoas interessadas, uma vez que anteriormente quem quisesse fazê-lo, teria que viajar para outras cidades e países, o que tornava o tratamento muito caro.
“A primeira coisa a esclarecer é que implante e transplante capilar são muito diferentes. O implante é uma técnica antiga que utiliza fios artificiais no couro cabeludo o que dava o aspecto de ‘cabelo de boneca’ e com alta taxa de rejeição. Usamos o transplante mais moderno e consiste na retirada de unidades foliculares naturais diretamente de áreas doadoras do próprio paciente para implantar na área receptora, favorecendo o crescimento normal e permanente”, explicou o especialista, que a seguir responde outros questionamentos sobre o tema.
Os fios transplantados podem ser rejeitados? Não, porque os fios utilizados são do próprio couro cabeludo do paciente e até de outras partes do seu corpo, como barba e peitoral, se houver necessidade. Não há rejeição, mas é necessário que todo o procedimento seja feito e acompanhado por uma equipe experiente que avalia as condições de saúde, vascularização do couro cabeludo e os cuidados pós-operatórios.
Mulheres precisam raspar toda a cabeça para fazer o transplante?
Não, apenas a área afetada. O número de mulheres atendidas é cada vez maior por conta dos excelentes resultados e as demandas principais são na reconstrução da linha frontal capilar, recuperação do volume, principalmente no topo da cabeça, e por motivo de doenças, cicatrizes ou uso de produtos químicos e tinturas.
O transplante capilar é definitivo?
É definitivo e os resultados são permanentes desde que a área doadora seja correta, com folículos extraídos e implantados que não tenham o gene da calvície. É realizado uma avaliação total do paciente e do couro cabeludo. A calvície é um processo contínuo e apesar dos folículos transplantados serem definitivos, aqueles que já existem na área receptora podem continuar caindo.
A cirurgia de transplante capilar é arriscada?
É totalmente segura e é realizado por uma equipe médica experiente e qualificada que realiza exames e avalições do quadro de saúde do paciente. Os procedimentos são minimamente invasivos, com anestesia local, rápida recuperação e o paciente pode retomar suas atividades no mesmo dia, com resultados que começam a aparecer em poucos meses.
Como é o dia seguinte após o transplante?
O paciente passa por avaliações periódicas quando retorna à clínica para retirar o curativo e lavar a cabeça. Na ocasião é feita a primeira avaliação e todas as etapas são registradas e documentadas durante um ano, uma vez que os fios definitivos começam a surgir após o terceiro mês. Nos dias seguintes é necessário tomar alguns cuidados como evitar pegar sol e realizar sessões de terapias e massagens.