O Governo do Amazonas deve impulsionar a atuação dos projetos e ações voltadas ao turismo com as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. Nesta área, o estado foi contemplado com projetos de construções dos Centros de Culturas (CEUs) em seis municípios e com obras de reformas e requalificação do Teatro Amazonas e da Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa para a criação do Centro das Tradições Amazonense.
Os projetos destinados ao Amazonas anunciados somam R$ 23 bilhões em investimentos. O governador Wilson Lima esteve, no dia 07/03, em Brasília, para anúncio dos resultados do programa pelo governo federal.
Os CEUs da Cultura são centros culturais de 300 a 500m², com um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural e bioclimática do país. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com suas necessidades e potencialidades, por meio da escuta ativa. Eles serão instalados nos municípios de Autazes, Barreirinha, Borba, Maués, Santo Antônio do Içá e Rio Preto da Eva.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa deverá implantar projetos que promovam o desenvolvimento e a valorização cultural dessas cidades. Os CEUs da Cultura serão desenvolvidos a partir de projetos de referência fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e adaptados por equipes locais.
O espaço abrigará atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.
“Será um trabalho coordenado pela nossa secretaria nessa questão da elaboração de projetos e acompanhamento, e o município também vai fazer toda a parte de operacionalização e manutenção desses espaços culturais”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Restauros
Em relação às reformas do Teatro Amazonas e de requalificação da Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa para a criação do Centro das Tradições Amazonense, a secretaria estadual de cultura vai propor um projeto com as especificações dessas obras para serem submetidas à avaliação do PAC Seleções.
“O Teatro Amazonas está em constante atualização dos seus projetos de adequação, reforma e restauro de peças e obras. E com relação à cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, já havíamos buscado caminhos para fazermos nessa primeira etapa os projetos para, posteriormente, conseguirmos recursos para o trabalho de restauro desse local que poderá ser mais um equipamento importante para o Amazonas”, disse Marcos Apolo Muniz.