A Páscoa é uma das datas mais aguardadas do primeiro semestre pelo varejo. E as expectativas para esse ano são animadoras, segundo dados publicados no dia 13 de março, no Portal do Comércio, levantados pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o crescimento nas vendas desse ano deverá ser de 4,5 % acima, em relação ao ano anterior, representando R$ 3,44 bilhões. Porém, a concorrência é grande e, para se destacar como marca, é preciso ser estratégico.
Para garantir espaço no mercado, algumas marcas vêm investindo em estratégias de live marketing – como ativações, eventos e espaços personalizados, porque enxergam uma oportunidade de conexão real com seus consumidores. Este é o caso da rede mexicana Oxxo, que se uniu à Lacta para lançar uma loja temática para a Páscoa, em Campinas, interior de São Paulo. A flagship contou com um túnel, com aroma de chocolate, repleto de ovos de Páscoa. Ações como essa trazem o consumidor para perto das marcas e estimulam as vendas do setor.
Essa campanha é um exemplo do uso do Marketing Sensorial, que envolve os cinco sentidos, a junção dessas sensações favorece a criação de experiências marcantes, estimula o desejo de compra e fideliza clientes. Ações de live marketing além de serem divertidas e instagramáveis fortalecem e muito o branding das marcas. Afinal de contas, quem é que não se encanta com um túnel de ovos cheirando a chocolate?
Além das oportunidades de presença de marca, existe um público que espera por essas ativações, mesmo que inconscientemente. Segundo o infográfico “O que esperar da Páscoa em 2023?” publicado em 30 de março de 2023, pela plataforma de pesquisas e tendências da Globo, a Gente,86% dos 1063 respondentes afirmaram que celebrariam a Páscoa de alguma forma, lembrando que a expectativa de vendas para este ano é ainda maior.
Por isso, este é o mais um dos momentos chaves para investir em ações que oferecem experiência e criam conexões com o consumidor e consequente reputação positiva da marca. “A Páscoa é uma data aguardada para nosso mercado, porque possibilita às marcas se conectarem com seu público de forma genuína e duradoura”, afirma Fabrício Massa, diretor do Comitê de Trade Marketing da AMPRO.
É importante lembrar que a data envolve muito mais do que o universo dos chocolates, neste período do ano é comum o aumento do consumo de peixes, azeites, bolos, vinhos e ítens decorativos temáticos, compondo um mercado de grandes oportunidades, que devem ser aproveitadas. Apesar da alta nos preços dos ítens alimentares, o consumo não diminuiu, dados da CNC afirmam que só neste ano foram importados 3,35 mil toneladas de chocolates e 7,12 mil toneladas de bacalhau, reiterando a oportunidade deste mercado.
Se existe um momento oportuno para os seus negócios, ele está acontecendo agora.