O Manaus venceu o Paysandu por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (21/03), na Arena da Amazônia, e largou na frente no confronto válido pelas quartas de final da Copa Verde 2024. Adenilson marcou o gol que colocou o Gavião em vantagem no duelo.
O jogo
Mesmo fora de casa, o Paysandu foi quem chegou com perigo primeiro. Ainda no primeiro minuto de jogo, Robinho bateu cruzado, a bola passou por todo mundo e sobrou para Vinícius Leite, que finalizou para o gol, mas Vinicius fez a defesa e salvou o Gavião.
Porém, ainda aos 13 minutos, Renan recebeu pela esquerda, acionou Wendel Nery, que cruzou rasteiro, a bola ficou viva na área e Adenilson mandou para o fundo do gol e abriu o placar para o Manaus. Mesmo com a vantagem, a equipe amazonense chegou com perigo novamente. Aos 15, Renan puxou contra-ataque e tocou para Wendel Nery, que finalizou de canhota, mas Diogo Silva segurou.
Quatro minutos depois, Adenilson cobrou falta na área, Val Soares desviou contra o próprio gol e o goleiro bicolor foi obrigado a mandar para escanteio.
Na segunda etapa, após minutos de pouca inspiração das duas equipes, o Esmeraldino desperdiçou uma grande chance de ampliar a vantagem. Ainda aos nove minutos, Roney roubou a bola pelo meio, saiu na cara do gol e rolou para Rafael Ibiapino, que com o gol aberto, finalizou pressionando e mandou por cima.
Aos 24, Gharib fez boa jogada pelo meio e lançou para Thiaguinho, que pelo lado direito, mandou para o gol, mas Diogo Silva desviou para escanteio. Já nos minutos regulamentares finais, Vinicius evitou o empate do Papão. Após, bola sobrada, Jean Dias emendou de fora da área e o goleiro do Gavião fez a defesa.
Panorama e próxima partida
Com a vitória, o Manaus pode empatar no duelo decisivo, que ainda sim estará nas semifinais. Em caso de vitória mínima do Paysandu, a definição será na disputa de pênaltis.
O jogo de volta está marcado para domingo (24), às 16h (de Manaus), no Estádio da Curuzu, em Belém. Um empate basta para o Gavião do Norte se classificar. O vencedor terá pela frente na semifinal quem avançar do duelo entre Remo e Amazonas.