O Manaus FC está classificado para as quartas de final da Copa Verde 2024. Na noite desta terça-feira (5), o Gavião do Norte venceu o Tocantinópolis-TO por 3 a 2, na Arena da Amazônia, e garantiu vaga na próxima fase da competição. Gutierrez, Rafael Ibiapino e Thiaguinho marcaram para o Esmeraldino, enquanto Everson Bilal e Wanderson fizeram para a equipe tocantinense.
O jogo
Em casa e com mais posse de bola, o Manaus chegou com perigo logo aos quatro minutos. Após uma longa e envolvente troca de passes, Rafael Ibiapino tabelou com Adenilson e o camisa 20 ajeitou para Renanzinho, que livre dentro da área, finalizou sem tanta força e Johnatan fez a defesa sem rebote.
Aos 24 minutos, nova chegada perigosa do Gavião. Renanzinho cobrou falta na área e Guiterrez desviou de direita no canto de Johnatan, mas o goleiro do Tocantinópolis foi buscar e mandou para escanteio. E só dava Manaus. Aos 37, André cruzou da direita e Renanzinho completou de cabeça, com perigo para fora.
E depois de tanto insistir, aos 42 minutos, Rômulo Carioca cruzou da esquerda, a bola desviou e ficou limpa para Everson Bilal completar de cabeça para o fundo do gol.
Porém, a equipe amazonense não se abateu e teve forças para buscar o empate ainda na primeira etapa. Já aos 47 minutos, Adenilson cruzou da direita e Gutierrez subiu livre e cabeceou no canto para colocar o 1 a 1 no placar da Arena da Amazônia.
Assim como na primeira etapa, após o intervalo, a primeira chance saiu dos pés de Renanzinho. Aos seis minutos, Thiaguinho recuperou a bola pelo meio e acionou o camisa 10, que já dentro da área, finalizou com jeito e a bola foi na trave de Johnatan. Dois minutos depois, jogada muito parecida. Novamente, Thiaguinho acionou Renanzinho pela esquerda e desta vez, o atacante esmeraldino limpou a marcação e acabou parando no goleiro da equipe tocantinense.
E a pressão inicial do Gavião surtiu efeito. Gharib achou ótimo passe para Rafael Ibiapino, que foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Aos 12 minutos, o próprio Ibiapino foi para a cobrança e bateu cruzado para virar o jogo para a equipe amazonense.
Cinco minutos depois, Roney lançou Thiaguinho pela direita, o camisa 23 invadiu a área, cortou a marcação e finalizou de direita, firme e no alto, fazendo o terceiro gol do Manaus na partida.
Com a desvantagem de dois gols, o Tocantinópolis foi em busca do segundo gol. Aos 36 minutos, Sanderson cobrou escanteio na área e Igor completou de cabeça, mas Vinicius mandou para escanteio. Na sequência, no minuto seguinte, nova cobrança de escanteio na área e desta vez, Wanderson foi quem cabeceou para o fundo do gol e colocou o 3 a 2 no placar.
Já aos 48 minutos, quase o quarto gol do Gavião. Alan Patrick recebeu passe da esquerda e finalizou de canhota, o goleiro Johnatan se esticou todo e desviou a bola, que ainda bateu na trave.
Panorama e próximas partidas
Classificado para as quartas de final, o Manaus agora aguarda o vencedor do confronto entre Paysandu e Rio Branco-AC, que se enfrentam às 19h (de Manaus) desta quarta-feira (6).
Pelo Barezão 2024, o Gavião do Norte volta a campo no sábado (9) para encarar o Amazonas, às 16h, no Estádio da Colina.