O mercado de franquias tem se mostrado uma excelente opção para empreendedores que desejam expandir seus negócios de forma estruturada e segura. No entanto, ressalta o especialista em formatação de franquias, Nícolas Almeida, sócio-diretor da Focus Franquias, que é importante destacar que a franquia não é uma fórmula mágica para o sucesso. É necessário planejamento, estudo e, principalmente, evitar erros comuns que podem comprometer todo o processo.
Pensando nisso, Almeida elencou os 6 erros mais comuns que os empreendedores cometem ao franquear seus negócios e dicas para empreendedores que planejam tirar o projeto de franquear o seu negócio do papel em 2024. Confira:
- Modelo de Negócio que não foi testado corretamente: Mesmo que uma empresa seja muito bem-sucedida como negócio, é preciso certificar que o seu formato de operação pode ser replicado em franquias. Antes de iniciar um plano de expansão, é fundamental testar a operação em diferentes condições e fazer um estudo de franqueabilidade para ter certeza de que a reprodução é viável.
- COF pouco detalhada: A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento informativo para os empreendedores conhecerem o modelo de negócio da sua franquia. A Lei de Franquias (Lei nº13.966/19) traz uma série de informações que devem constar neste documento. Por exemplo, balanço financeiro e histórico da franqueadora, direitos e deveres das partes e detalhes do negócio em si.
- Não priorizar a comunicação: É fundamental que os investidores compreendam bem todos os aspectos da operação. Uma sugestão é levantar alguns canais de comunicação para atender os franqueados, como intranet, e-mail, central de atendimento telefônico e WhatsApp, e criar protocolos de comunicação eficientes.
- Não oferecer treinamento qualificado e suporte: É por meio do treinamento que os franqueados podem absorver quais são os processos e padrões necessários para o sucesso da unidade, como será o dia a dia da operação e como eles devem fazer a administração da franquia.
- Falta de um sistema profissional de gestão: Há sistemas de gestão especializados em franquias, que oferecem módulos voltados para a expansão com alta performance, consultoria de campo e checklists, gestão de royalties e taxa de propaganda, central de atendimento, envio de comunicados e notificações.
- Não contar com consultoria especializada: Uma consultoria especializada direciona melhor todo o processo de mudança e planejamento. Com ela, o empresário não precisa se preocupar com absolutamente nada, pois a consultoria entrega todo o material necessário pronto, facilitando a formatação da franquia.
“Franquear um negócio é uma decisão estratégica que requer planejamento e conhecimento do mercado. Infelizmente, muitos empreendedores cometem erros que podem comprometer o sucesso da franquia. Por isso, é fundamental contar com o apoio de uma consultoria especializada, que irá auxiliar em todas as etapas do processo, evitando equívocos e garantindo uma expansão sólida e rentável”, destaca Nícolas Almeida.