Com as raízes fincadas no interior, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou o Polo do Juruá, com sede no município de Eirunepé, distante 1.159 km de Manaus. A nova unidade também vai atender os municípios de Carauari, Itamarati, Envira, Ipixuna e Guajará.
A solenidade contou com a presença do defensor público-geral, Ricardo Paiva, do corregedor-geral, defensor Marco Aurélio Martins, do prefeito da cidade, Raylam Barroso, do deputado federal, Sidney Leite, do procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento, do coordenador do polo, defensor Vinícius Coelho, do defensor Gabriel Herzog, além de vereadores e outras autoridades locais.
Para Ricardo Paiva, a inauguração marca o encerramento de uma gestão com foco no fortalecimento do interior e na ampliação dos atendimentos. “Chegamos em Eirunepé para inaugurar o 12º Polo da Defensoria, a unidade mais distante da capital, e isso mostra o quanto crescemos nesses últimos anos. Sem dúvidas, hoje, eu posso afirmar: as raízes da Defensoria estão fincadas no interior do Amazonas”, afirmou.
“É uma honra participar dessa inauguração, aqui em Eirunepé, porque significa que as barreiras geográficas de distância foram vencidas, e agora o povo eirunepeense vai poder contar com assistência jurídica de forma gratuita. É um grande avanço e uma vitória para nós”, afirmou o prefeito de Eirunepé, Raylam Barroso.
“Tenho muito orgulho de fazer parte desse momento histórico. Tenho acompanhado essa gestão de perto, e visto o crescimento da Defensoria, em especial no interior. Parabenizo todos os envolvidos”, ressaltou o procurador-geral, Alberto do Nascimento Júnior.
“A importância dos serviços ofertados, agora de maneira definitiva, com a nova sede do Polo do Juruá, ajuda no processo de transformação social e beneficia a população local. Poder viver, e de alguma forma contribuir com esse momento, dá ainda mais energia para seguirmos encarando os desafios que sabemos, não serem fáceis, especialmente no interior do Estado”, disse o coordenador do Polo do Juruá, defensor Vinícius Coelho.
O Polo do Juruá é o 12º inaugurado pela DPE no interior do Amazonas, que, atualmente, conta com seis Unidades Descentralizadas do Interior (UDI) e cinco Unidades da Região Metropolitana de Manaus (URM), o que representa um alcance de quase 100% do estado.
“Com o novo polo, a Defensoria mostra como o projeto de interiorização é sólido. Esse é o polo mais distante da capital, são mais de 1.160 km, isso simboliza que estamos superando as barreiras geográficas a cada dia que passa e assim seguiremos”, concluiu o coordenador do Polo.
Estrutura do Polo
Localizada na avenida Getúlio Vargas, 607, Centro, a nova unidade dispõe de uma ampla e moderna estrutura, preparada para receber a população com conforto e segurança. O local possui 12 guichês de atendimento, recepção com capacidade para acomodar 36 pessoas, sala para conciliação, cinco gabinetes para defensores públicos, além de rampas internas para garantir o deslocamento de PCD’s.
Na região, as principais demandas são nas áreas de Família e Registro Civil e, para assegurar a eficiência na prestação desses e demais serviços, a equipe do Polo do Juruá é formada por dois defensores públicos, Vinicius Coelho e Gabriel Herzog, três servidores concursados, três estagiários, um residente jurídico e quatro servidores cedidos da Prefeitura.
Atendimentos
Para agendar um atendimento no Polo, os interessados podem enviar uma mensagem por meio do WhatsApp da Defensoria (92) 98559-1599. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Em casos urgentes, o atendimento não necessita de agendamento prévio.