O primeiro turno do Campeonato Amazonense 2024 é aurinegro. O Amazonas venceu o São Raimundo por 2 a 0, na noite deste domingo (25/02), na Arena da Amazônia, e faturou o primeiro título do Barezão 2024. William Barbio e Fabiano marcaram os gols da conquista da Onça-pintada.
O jogo
Debaixo de muita chuva, o Amazonas contou com um pouco de sorte e atenção de William Barbio para abrir o placar ainda aos seis minutos de jogo. O zagueiro Jonatha recebeu na frente da área e tentou um passe por cima, mas o camisa 19 da Onça colocou o pé na frente e a bola bloqueada acabou indo para o fundo do gol de Douglas.
Após minutos de poucas chances criadas, o Amazonas contou com a bola parada para ampliar a vantagem. Aos 27 minutos, Diego Torres cobrou escanteio na área e Fabiano completou de cabeça, no canto, e colocou o 2 a 0 no placar.
Em desvantagem, o Tufão tentou partir para cima e assustou aos 36 minutos, quando Léo Salgado recebeu pela direita, pedalou e finalizou cruzado, a bola passou na frente do gol e de Wagner que até tentou de carrinho, mas não alcançou.
Após o intervalo, o São Raimundo chegou com perigo aos sete minutos do segundo tempo. Após jogada pela esquerda, Dedê rolou no meio para Elyvelton, que finalizou de três dedos na direção do gol e Édson Mardden fez a defesa a sem rebote. Aos 36 minutos, João Luís cobrou falta rasteira para o gol, Mardden mais uma vez encaixou.
O Amazonas respondeu aos 38. Ezequiel recebeu na direita e achou um ótimo passe para Ênio, que na cara do gol, completou para fora. O tempo passou e as equipes não criaram novas chances de gol até o apito final do árbitro.
Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o lateral-esquerdo Fabiano, do Amazonas, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Final geral e vagas em competições nacionais
Campeão do primeiro turno, o Amazonas garantiu vaga na final geral do Barezão 2024 e de quebra, conquistou vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde de 2025.