Ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. (1 Tessalonicenses 5:21)
Ouvir Deus claramente e evitar a possibilidade do engano só acontece quando passamos tempo regularmente com Ele, aprendendo a Sua Palavra. Ouvir a voz de Deus sem ter conhecimento da Sua Palavra é um erro. Conhecer a Palavra escrita de Deus nos protege contra o engano.
Tentar ouvir Deus sem conhecer a Sua Palavra é uma atitude irresponsável e até perigosa. As pessoas que querem ser guiadas pelo Espírito, mas são preguiçosas demais para passarem tempo com a Palavra e em oração, estão se predispondo ao engano porque os espíritos malignos estão ansiosos para sussurrar aos ouvidos dispostos a escutar. O diabo tentou dizer coisas a Jesus e Ele sempre respondia “Está escrito”, e depois citava uma Escritura para refutar as mentiras do inimigo (ver Lucas 4).
Algumas pessoas buscam a Deus somente quando estão com problemas e precisam de ajuda. Mas se não estão acostumadas a ouvi-lo, acharão difícil reconhecer a Sua voz quando realmente precisarem Dele.
Precisamos comparar qualquer ideia, apelo ou pensamento que vem até nós com a Palavra de Deus. Se não conhecermos a Palavra, não teremos nada com que comparar as teorias e argumentos que se levantam nos nossos pensamentos. O inimigo pode apresentar ideias tremendas que fazem sentido para nós. O fato de que os pensamentos são lógicos não significa que eles procedem de Deus. Podemos gostar do que ouvimos, mas o fato de que alguma coisa nos é atrativa não significa que provém de Deus. Podemos ouvir algo que parece bom às nossas emoções, mas se aquilo não nos der paz, não provém de Deus. O conselho de Deus para nós é sempre seguirmos a paz e deixar que ela seja um juiz em nossa vida (ver Colossenses 3:15).
A palavra de Deus para você hoje: Teste tudo que ouvir segundo a Palavra de Deus, porque este é o único padrão de verdade que existe.