Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. (Salmos 25:4)
A maioria de nós fica feliz quando consegue o que quer. Essa é a natureza humana. Mas quando andamos com Deus como deveríamos, outras coisas se tornam mais importantes do que ver os nossos próprios desejos realizados — coisas como ver os desejos de Deus para nossa vida, ouvir a Sua voz ao tomarmos decisões e ser obedientes à Sua direção em todas as situações.
Certa vez Dave e eu vimos um quadro em uma loja em um shopping e eu queria comprá-lo. Dave não achou que precisávamos dele, então tive um dos meus ataques de raiva; simplesmente fiquei calada porque estava zangada.
— “Você está bem?”, Dave perguntou.
— “Sim, estou bem, está tudo bem”. Respondi com minha boca embora minha mente estivesse pensando: você sempre fica me dizendo o que fazer. Por que você não me deixa em paz e me deixa fazer o que quero? Blá, blá, blá…
Continuei de cara feia por cerca de uma hora. Estava tentando manipular Dave. Eu sabia que com a personalidade pacífica e fleumática dele, ele preferiria me deixar fazer o que queria a brigar comigo. Eu era imatura demais no Senhor para entender que meu comportamento não provinha de Deus.
Comecei a insistir com Dave para comprar o quadro e finalmente o compramos. Quando o coloquei em casa, o Espírito Santo me disse: “Sabe, na verdade você não venceu. Você conseguiu o seu quadro, mas ainda assim perdeu porque não fez as coisas do meu jeito”.
A única maneira de vencer na vida é fazendo as coisas do jeito de Deus. Dessa maneira, ainda que não consigamos o que queremos, temos a grande satisfação de saber que obedecemos à Sua voz — e isso supera a satisfação de conquistar qualquer bem ou realização terrena.
A palavra de Deus para você hoje: Quando o jeito de Deus se torna o seu jeito, você está a caminho de viver em grande paz e alegria.