O Carnaval chegou e com ele o momento de cair na folia. E nada melhor quando surge a oportunidade de fazer um passeio ou viagem de última hora. Para quem já está se preparando para conhecer novos lugares ou revisitar outros, mas está com o orçamento curto, o cartão de crédito é um facilitador nessas horas, mas se usado com critério.
Nessa época do ano, enquanto muitos aproveitam o feriado para participar de blocos, se fantasiar, tomar uma gelada e fazer um pit stop em lugares para comer e recarregar as energias, outros preferem curtir destinos com praias, campos e lugarejos mais tranquilos. Independentemente do tipo de diversão, o importante é ter cautela com os gastos e saber, de fato, utilizar o cartão de crédito para evitar endividamento desnecessário.
No entanto, muitas pessoas não fazem controle orçamentário. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, divulgada em novembro de 2023, revelou 55% dos entrevistados disseram que não fazem controle dos gastos mensais com cartão de crédito.
De acordo com a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, o planejamento do orçamento é essencial para evitar problemas e não entrar no vermelho.
Para a especialista, o cartão de crédito só é considerado um vilão para quem não sabe usá-lo. “Quem aprende a utilizá-lo tem grandes benefícios, que auxiliam não só na organização financeira, mas também proporciona autonomia e liberdade na hora de realizar sonhos, mesmo que seja uma oportunidade de viagem de última hora, por exemplo”, explica. Ela acrescenta que na hora da compra é preciso discernimento para não estourar a conta bancária.
Carolina Ramos lembra que muitos cartões disponibilizam para os usuários em viagens, o seguro com o reembolso em caso de perda ou roubo de bagagem, perda de conexão aérea, atraso de embarque, cancelamento de viagem, seguro de emergência médica internacional, entre outras facilidades.
Há ainda a opção de economizar com a compra da passagem aérea por meio dos programas de acumulação de pontos ou recompensas que os cartões de crédito oferecem. Esses programas consistem num método de acumular e resgatar.
Na Unicred há um programa de fidelidade que alia as vantagens do cooperativismo com uma experiência premium. “Com o Único, o cooperado pode investir no futuro e trocar os seus pontos por aporte na previdência privada, por crédito em conta corrente ou pode planejar as suas próximas férias acumulando pontos para compra de passagens áreas”, pontua.