BRASÍLIA – A produtora de energia renovável Qair e a fabricante de aeronaves Airbus anunciaram, nesta quinta (25/1), que vão estudar juntas a estruturação do setor de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, em inglês) na região francesa da Occitânia.
As companhias firmaram um memorando de entendimento com o objetivo de identificar oportunidades comerciais para combustíveis sintéticos (e-SAF).
O e-SAF faz parte do grupo dos eletrocombustíveis (e-fuels), produzidos a partir de hidrogênio verde. Na prática, o hidrogênio verde é combinado ao dióxido de carbono (CO2) e convertido em e-metanol, usado para produzir combustíveis substitutos aos fósseis.
Essa rota de produção de SAF é uma alternativa à HEFA, que consiste no hidroprocessamento de óleos e gorduras.
Decolando com hidrogênio
Segundo a Qair – que está investindo na produção de hidrogênio verde – a parceria com a fabricante europeia de aeronaves vai contribuir para a implantação de uma infraestrutura de hidrogênio para a aviação.
A intenção é desenvolver um ecossistema para SAF na França, especialmente na Occitânia.
“A Qair aposta no hidrogénio renovável e no desenvolvimento de eletrolisadores em toda a França, começando pela região da Occitânia, onde construiremos em breve um projeto dedicado e-SAF e onde já estamos construindo a nossa primeira unidade de produção de hidrogénio renovável, Hyd’ Occ”, diz Olivier Astruc, diretor de Hidrogênio da Qair na França.
Em comunicado à imprensa, o grupo afirma que a Agência Regional de Energia e Clima da Occitânia (AREC Occitanie) também está interessada no projeto industrial para a região e discute uma possível parceria.
Por Agência EPBR
Foto: Emirates/Divulgação