Mesmo com o incrível número de músicas brasileiras lançadas anualmente nas plataformas digitais, as músicas de verão e Carnaval continuam fazendo sucesso. No caso das marchinhas de Carnaval, o aumento é mais significativo, pois são músicas criadas para blocos de carnaval. “Somente a música Mamãe Eu Quero, da Banda Gol, que é número 1 do Carnaval, aumenta mais de 1300% em fevereiro em relação a janeiro”, afirma Felippe Llerena, diretor executivo da Nikita Music, distribuidora de música que administra alguns catálogos de samba e músicas de carnaval.
Atrás de “Mamãe Eu Quero”, outras marchinhas tradicionais como Me Dá Um Dinheiro Aí, Jardineira, Allaah-La-Ô, Ta-hi (Pra Você Gostar De Mim) e Cidade Maravilhosa continuam como sucesso, segundo apuração do Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, responsável por recolher e distribuir direitos autorais musicais no Brasil.
Os samba-enredo também são clássicos dos blocos de rua e das festas nas quadras das escolas de samba no período de ensaios para os desfiles. Músicas como “É Hoje!, imortalizada após o desfile da União da Ilha em 1982, e também “Bumbum Praticumbum Prugurundum”, do Império Serrano, lançado no mesmo ano. “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”, da Imperatriz Leopoldinense, em 1989, “Sonhar não custa nada. Ou Quase Nada”, da Mocidade em 1992 ou “Peguei um Ita no Norte”, do Salgueiro de 1993.
De acordo com Llerena, as reproduções podem ser 30 vezes maior que a média normal, o que gera um aumento percentual significativo. “Alguns álbuns chegam a aumento de mais de 2500% em relação aos meses anteriores”, explica.
Além das músicas de carnaval, existem aquelas que foram abraçadas pelo povo e acabaram se tornando símbolos do período. Alguns exemplos são “Vou festejar”, de Jorge Aragão, “País tropical”, de Jorge Ben, e “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia. Segundo o Ecad, elas estão entre as 50 músicas mais tocadas em bailes, casas de festas, eventos de rua, shows e trios elétricos entre 2010 e 2020 durante o período de carnaval.
“A explicação para o sucesso dessas músicas é simples: elas são alegres, contagiantes e remetem a uma época de alegria e descontração. São músicas que fazem as pessoas dançarem, cantarem e se divertirem”, explica Llerena. “O Carnaval é uma festa popular que celebra a cultura brasileira. E as músicas de Carnaval são parte fundamental dessa celebração. Elas ajudam a criar o clima de festa e alegria que caracteriza o Carnaval”, completa.