Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento. (Provérbios 3:13)
Uma das minhas formas favoritas de ouvir a Deus é por meio da sabedoria convencional e do bom senso. A sabedoria discerne a verdade em uma situação, enquanto o bom senso oferece um bom julgamento com relação ao que fazer com a verdade. Considero a sabedoria algo sobrenatural porque ela não é ensinada pelos homens; é um dom de Deus.
Muitas pessoas sofisticadas e inteligentes têm falta de sabedoria e de bom senso. A Palavra de Deus diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5).
Fico impressionada ao ver quantas pessoas acham que precisam parar de usar o bom senso para serem “espirituais”. Pessoas espirituais não ficam flutuando o dia inteiro por aí sobre nuvens de glória; elas vivem no mundo real e lidam com problemas reais de uma forma real. Assim como todo o mundo, elas precisam de respostas reais — e essas respostas estão na Palavra de Deus e nos são reveladas pelo Seu Espírito.
Cabe a nós buscar e cabe a Deus falar, mas Ele é o Espírito de Sabedoria e não nos dirá para fazer nada que não seja sábio. Muitas vezes pedimos a Deus para falar conosco e nos dirigir, mas se Ele não nos der uma palavra específica das Escrituras ou disser uma palavra ao nosso coração, ainda temos de viver a nossa vida diária e tomar decisões. Deus não vai ditar a resposta para cada pequena escolha que fizermos, mas nos dará sabedoria e bom senso — e esses dois fazem uma combinação vencedora.
A palavra de Deus para você hoje: Se você se propõe a buscar, Deus se propõe a falar.