Depois de quase cem anos protegido por direitos autorais, uma das versões do Mickey Mouse está disponível no domínio público, pela primeira vez em 2024. Desde 1928 até hoje, o personagem passou por diversas transformações, porém, a característica mais marcante que não sofreu tanta alteração com o tempo é o tom de voz.
Na fonoaudiologia, a habilidade do ser humano de “ler” e ter impressões sob a voz escutada é chamada de psicodinâmica vocal. O estudo desse fenômeno envolve a análise das nuances da voz, como tom, entonação, ritmo e intensidade, para compreender as emoções, personalidade e outros aspectos psicológicos associados à comunicação vocal.
“A voz pode transmitir emoções, e sua qualidade impacta a impressão que causamos socialmente. O estudo da psicodinâmica vocal explica que a voz do Mickey Mouse é aguda e dinâmica para se conectar ao público infantil. A escolha da voz do Mickey é deliberada para criar uma imagem afável e carinhosa, adequada ao contexto do desenho animado voltado para crianças.” explica a Dra. Glaucia Verena, fundadora da LabVoz.
Ao fazer uma ligação com alguém desconhecido, o indivíduo, de maneira inconsciente, tenta imaginar quem é a pessoa por trás da voz. Se é uma pessoa alta, baixa, às vezes até escuta a idade ou até mesmo tentar adivinhar a profissão, por meio da voz. E isso não é incomum. De acordo com a doutora, a psicodinâmica vocal explica porque conseguimos detectar o humor de alguém por um ‘alô’, “nós criamos memória das vozes das pessoas que estão ao nosso redor e conseguimos detectar quando um amigo ou alguém próximo não está bem ou até quando expressa empolgação, mecanismos prosódicos (melodia da voz) vinculados as emoções nos dão pistas sensoriais que interpretamos rapidamente em nosso cérebro”.
Então, a habilidade de criar vozes marcantes é possível adquirir principalmente por atores e dubladores. Essa longevidade vocal que o Mickey possui ressalta não apenas a habilidade de se conectar às gerações ao longo do tempo, mas também destaca a importância duradoura da psicodinâmica vocal na criação de personagens inesquecíveis.