Além da forte chuva que atingiu diversas cidades gaúchas, o Rio Grande do Sul também recebeu muitos raios. Quase 500 mil descargas elétricas atingiram o estado, segundo dados do Climatempo. Foram 499.086 raios em território gaúcho nas 24 horas de terça-feira (16).
A cidade mais atingida por Santana do Livramento, com 64.466 raios. Uruguaiana registrou 57.478, seguida de Alegrete, com 54.040 descargas elétricas. O estado do Rio Grande do Sul foi atingido por uma forte tempestade na noite de terça-feira, causando quedas de árvores, destelhamento de shoppings e hospitais e alagamentos em vários municípios. Mais de 50 cidades foram afetadas. Uma pessoa morreu na cidade de Cachoeirinha.
A forte chuva também causou problemas aéreos. Diversos voos precisaram ser desviados para aeroportos próximos de Porto Alegre. Um avião da Azul precisou dar sete voltas na cidade antes de conseguir pousar.
Trabalho dos Bombeiros
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (17), o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Coronel Sallet, afirmou que a corporação recebeu relatos de ocorrências em cerca de 52 cidades do estado. A maioria desses episódios se trata de queda de árvores e obstruções de vias.
“Esse temporal se iniciou pela fronteira oeste, passou pelo centro e subiu até o nordeste do estado. As áreas menos atingidas foram as áreas no noroeste”, explica o Coronel.
Segundo o subcomandante-geral, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul atende mais de 560 ocorrências. “Temos várias árvores para serem cortadas, vias para serem desobstruídas, estamos auxiliando no saneamento das casas e das empresas, alcançando as pessoas e auxiliando a defesa civil. Estamos com várias frentes de trabalho em todo o estado”, relata.
Por Felipe Andrade/CNN
Foto: Marcos Ozanan / Fotos Públicas