A Receita Federal no Amazonas empossa, nesta quinta-feira (11), 72 servidores públicos aprovados em concurso público realizado em 2023. A solenidade será realizada, às 15h30, no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus (AM).
Os novos servidores, sendo 38 auditores-fiscais e 34 analistas-tributários, irão atuar na Delegacia da Receita Federal e nas Alfândegas do Porto e do Aeroporto Internacional de Manaus. De acordo com o 2° vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores no estado (Sindifisco Nacional-AM) e auditor fiscal, Eduardo Toledo, o reforço faz parte do processo de recomposição do quadro funcional dentro do país.
“A Receita Federal é um órgão perene de fundamental importância para o funcionamento de políticas públicas através do Estado. Por isso, deve sempre contar com um corpo técnico de excelência, e o concurso público é o instrumento mais adequado para garantir que nosso corpo técnico seja o mais qualificado possível”, ressaltou Toledo.
A cerimônia contará com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, prefeito de Manaus, David Almeida, presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade, além de representantes de entidades classistas da sociedade amazonense.
Em todo o país, cerca de 700 vagas serão ocupadas pelos novos servidores em substituição aos mais antigos. As vagas remanescentes serão preenchidas, posteriormente, através de uma nova convocação de aprovados em concurso público.
Auditores-fiscais
Conforme o Portal da Transparência, atualmente, a Receita Federal conta com 7.288 auditores-fiscais. Entre as atribuições deste servidor estão o combate à sonegação, à corrupção, ao contrabando, ao descaminho, entre outras áreas essenciais.
Analistas-tributários
O órgão federal também possui cerca de 6 mil analistas-tributários, que realizam atividades essenciais na Administração Tributária e Aduaneira, nas áreas de atendimento, arrecadação, cobrança, educação fiscal, fiscalização, julgamento, logística, tributação, tecnologia da informação e atuação no exame de processos administrativos-fiscais.
Foto: Divulgação