A Ouvidoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) informou, nesta terça-feira, 9/1, que 93% das demandas registradas em 2023 pelos usuários foram resolvidas. As informações constam no relatório anual consolidado nesta semana pela Ouvidoria do órgão regulador municipal.
“Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto da nossa Ouvidoria com as empresas, pois ao nos fornecer as informações solicitadas, assegurando a solução dos problemas que chegam para gente, essas concessionárias cumprem sobretudo o compromisso com o usuário, de prestar os serviços com qualidade e para nós é um saldo gratificante”, afirmou o ouvidor da Ageman, Cláudio Falcão.
Dos 561 casos recepcionados, 522 foram solucionados e apenas 39 estão aguardando uma manifestação por parte das concessionárias ou ainda estão em tramitação. Somente um caso, o usuário optou por recorrer à Justiça.
Em 2023, a Ouvidoria do órgão regulador municipal registrou um aumento de 7,06% no volume de demandas na comparação com o volume recepcionado em 2022 que foi de 524 reclamações.
As questões referentes ao saneamento básico como o abastecimento de água e o esgotamento sanitário responderam por 76% das reclamações com 426 casos registrados. A iluminação pública representou 22% com 123 demandas e o serviço Zona Azul apenas 2% com 12 reclamações.
Das formas de atendimento aos usuários, os serviços on-line como o WhatsApp e o e-mail foram os meios mais procurados pelos consumidores para registrar as demandas contra as concessionárias. Setenta por cento dos usuários recorreram ao WhatsApp da Ouvidoria da Ageman com 392 reclamações registradas, 109 optaram pelo e-mail da Ouvidoria (19%), o serviço 0800 recepcionou sete demandas (1%) e o atendimento presencial representou 7% com 40 registros.
As zonas Sul e Norte da cidade concentraram o maior volume de demandas, com 190 e 117 casos registrados, respectivamente. A zona Leste teve 76 demandas, Oeste e Centro-Sul empataram com 60 demandas cada, Centro-Oeste com 57 e a zona rural com apenas um caso.
Para Cláudio Falcão, o crescimento na procura pela Ouvidoria da Ageman está relacionado ao aumento da confiança dos usuários no trabalho da Ouvidoria e também nas ações de divulgação realizadas durante as edições do programa ‘Manaus mais Cidadã’, iniciativa promovida pela Prefeitura de Manaus, atendendo a uma determinação do prefeito David Almeida, de ofertar serviços públicos para comunidades de difícil acesso e mais necessitadas.
Dessa forma, a Prefeitura de Manaus se aproxima da população ao facilitar e garantir o acesso a direitos básicos e fundamentais para o exercício da cidadania. A programação tem o apoio de vários órgãos públicos e empresas concessionárias de serviços públicos essenciais.
“Ao participar do ´Manaus mais Cidadã´, a gente consegue ampliar a visibilidade do trabalho que a agência reguladora faz e pode fazer em prol da melhoria dos serviços para os usuários”, destacou Cláudio.
A Ouvidoria da Ageman atende as demandas referentes aos problemas envolvendo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul.
O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas dependências do PAC do Shopping Phelippe Daou, localizado em frente ao Terminal 4, no bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus.
Além do atendimento presencial, as demandas também são recebidas pelo 0800-092-3511, WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247 ou ainda por meio de formulário que pode ser acessado no site da Ageman no endereço www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria e também pelos e-mails [email protected] e [email protected].
Cabe à Ouvidoria receber as solicitações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e críticas) e também realizar um trabalho de prevenção, apuração e mediação de divergências.
Texto e Foto: Tereza Teófilo / Ageman