MANAUS – Este ano, foi sancionada a Lei Federal Nº 14.624/23, de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto, que institui o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas.
Para esclarecer sobre a importância da Lei e prestar contas do trabalho legislativo, em especial aos projetos voltados para os PDCs, o parlamentar, visitou em Manaus, A Casa Azul Amazônia, uma Organização Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que tem o objetivo de atender crianças com deficiência em vulnerabilidade social.
“É uma grande satisfação estar na Casa Azul e conversar com vocês, mães e pais dessas crianças tão especiais que fazem parte desse lugar, que realmente é um lar com muitas e grandes vitórias”, disse.
Além da Lei Federal, o deputado falou sobre o projetos que prevê a distribuição do cordão de girassol pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a campanha de conscientização para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo, como mais uma forma de assegurar o direito dessas pessoas.
Na oportunidade, o parlamentar conversou com as famílias para entender um pouco mais da realidade diária e as necessidades de atendimento para as crianças e adolescentes, e participou de uma confraternização pela proximidade com as festas de fim de ano.
“Quero agradecer o carinho de todos. Vocês, mães e pais muito especiais, vocês dedicam suas vidas de maneira árdua, a essa missão divina. Sei que não é fácil, mas a gente tem uma Casa, como o Lar de Vitória, uma casa azul fundamental nas nossas vidas. Temos muito trabalho pela frente por esta causa e vocês podem contar com o deputado federal Capitão Alberto Neto”, afirmou.
Direito da pessoa com deficiência oculta
A Lei Federal, altera a Lei nº 13.146/15 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, e deve assegurar, o respeito e atenção às necessidades específicas da pessoa com deficiência oculta. Uma forma discreta e eficaz de comunicar a presença de uma deficiência não visível, permitindo que essas pessoas tenham acesso a direitos e benefícios que lhes são devidos.
O cordão de fita de girassol simboliza a força, a resiliência e a positividade das pessoas que convivem com deficiências não visíveis. Essas deficiências incluem condições como transtornos mentais, autismo, doenças crônicas, entre outras, que muitas vezes não tem uma aparência física externamente, dificultando o reconhecimento e a compreensão por parte da sociedade.
Casa Azul Amazônia
A instituição nasceu da Associação de Apoio Lar de Vitórias e oferta serviços de psicologia, pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, serviço social, arte e pintura para mais de 400 crianças e adolescente com deficiência de todas as zonas da cidade.
Para ter acesso aos atendimentos oferecidos é preciso que o responsável pela criança compareça na sede da Casa Azul, localizada na Rua Luzia Contente, 92, conjunto Kissia, bairro Dom Pedro, portando documentos originais, foto 3×4, laudo médico e comprovante de residência. Para mais informações entrar em contato através do WhatsApp (92) 98490-7536.
Foto: arquivo Assessoria