Organização que combate o desperdício de alimento e a fome passa a oferecer almoços completos para visitantes que querem se nutrir deliciosamente bem e ainda ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade
Eu sempre fui fã do Refettorio Gastromotiva. O projeto é liderado por David Hertz, com co-fundação da jornalista gastronômica e minha grande amiga Alexandra Forbes, que acredita e investe no poder da gastronomia como motor de transformação social.
Na última terça-feira (28), tive a oportunidade de participar de um almoço por lá assinado por um time de peso: Virgílio Martinez, chef à frente do Central, de Lima, eleito em 2023 o melhor restaurante do mundo pelo ranking 50 Best Restaurants; o mexicano Tomás Bermúdez, à frente do também premiado La Docena; e Alejandro Chamorro e Pia Salazar, que comandam o Nuema, ganhador na lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2023 como o melhor do Equador.
Esse foi apenas o ponta pé de um projeto muito maior: o Reffetorio Gastromotiva passa a funcionar como restaurante! E o melhor, com um preço super acessível (R$ 45) para um menu composto por entrada, prato principal, sobremesa e bebida.
Servido apenas no almoço, que no mês de dezembro será às quintas e sextas, a transformação do Refettorio Gastronomtiva em restaurante tem como objetivo garantir fundos para a realização de jantares solidários diários no próprio espaço. Os beneficiários atendidos serão servidos da mesma maneira que os clientes – com entrada, prato principal, sobremesa e bebida, e comerão a mesma comida. O objetivo é que depois a refeição seja servida de segunda a sexta-feira.
Um dos principais pilares da Gastromotiva, organização social que dá nome ao espaço, é o combate ao desperdício de alimentos através do aproveitamento integral dos insumos utilizados no preparo das refeições.
Salão do Refettorio Gastromotiva – Foto: Édipo Ferraz
“Até o início de 2020 ,oferecemos jantares solidários todos os dias. Após a pandemia, não havíamos conseguido ainda voltar a operar o Refettorio Gastromotiva como gostaríamos. Atualmente fazemos um almoço solidário por semana. Ao transformar o Refettorio em um restaurante aberto a clientes, com menu completo a preço fixo, buscamos recursos suficientes para oferecer os jantares diários e para a manutenção do espaço, que é muito importante para o Rio de Janeiro”, explica David Hertz, co-fundador do Refettorio Gastromotiva.
Esta quinta-feira (1) foi o primeiro dia de operação e foi servido o mesmo cardápio assinado pelos quatro chefs premiados no qual tive a honra de saborear no início da semana. E já fiquei sabendo que em breve a casa receberá outros grandes chefs para edições especiais de menus, vale ficar de olho!
Segundo David, em cada almoço ou jantar solidário o Refettorio Gastromotiva consegue atender até 72 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ou seja: com a operação de almoço para geração de recursos, será possível oferecer refeições nutritivas e de qualidade para 360 pessoas por semana, mais de 20 mil por ano.
O valor arrecadado será direcionado também para o pilar educacional da organização, para que seja possível oferecer a um número ainda maior de pessoas formação gratuita na área de gastronomia. A Gastromotiva já beneficiou mais de 8 mil alunos com seus programas de capacitação profissional para o setor de alimentos e bebidas.
Além de visitar o espaço como cliente, o público também pode ser voluntário para realizar serviço de salão durante os jantares solidários. Além disso, também é possível fazer doações para a Gastromotiva, que trabalha com uma série de iniciativas de combate à fome e a insegurança alimentar e promove educação gratuita de qualidade na área de alimentos e bebidas para geração de oportunidades de trabalho e renda.
Aproveito para deixar o Pix da organização para quem puder ajudar a manter esse projeto tão importante: [email protected] ou doações via site, clique aqui.
Refettorio Gastromotiva: Rua da Lapa, 108 – Rio de Janeiro – RJ
Por Daniela Filomeno/Viagem & Gastronomia