As atividades do polo de Educação Criativa do “Amazônia Criativa – 1º Fórum de Economia Criativa da Amazônia”, que tem início nesta segunda-feira (11/12), em Manaus, serão transmitidas para todo o Brasil, em um convênio com a empresa Brasconm – Sistema de Gestão Empresarial, de São Paulo.
O evento inédito no estado, realizado pela Valendo Economia Criativa da Amazônia, tem por objetivo fomentar o crescimento da Indústria Criativa na Amazônia Legal e promover a troca de conhecimentos entre os variados setores que compõem a Economia Criativa.
A transmissão, realizada no canal do YouTube da Valendo Economia Criativa da Amazônia (youtube.com/@economiavalendo), vai alcançar, além do público em geral, pelo menos 600 organizações em São Paulo por meio do convênio com a Brasconm, empresa de tecnologia que é apoiadora do evento e parceira da Valendo.
Além disso, a Vowa Agência de Impacto irá transmitir o material para seus clientes em São Paulo e, no Nordeste, para as cidades de Recife, Sergipe e Salvador.
O fórum acontece em dois polos: o Polo Educação Criativa, de 11 a 15 de dezembro, das 8h às 18h,com a exposição de painéis no Senac, e o Polo Economia da Cultura, no Casarão de Ideias, no Centro Histórico de Manaus, no dia 17 de dezembro, das 16h às 23h.
A parceria de transmissão do evento utiliza a tecnologia da LogicPro Soluções Tecnológicas, maior empresa de internet, dados e soluções tecnológicas Amazônia Legal, patrocinadora master do evento.
Participação presencial
O público de Manaus poderá participar presencialmente das atividades do fórum. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico valendo.org.br/amazoniacriativa. A inscrição para cada painel tem a taxa de R$ 10, com estudantes sendo isentos de taxa e participando gratuitamente. Cada painel vale uma carga horária complementar de cinco horas para estudantes.
Serão apresentados três painéis por dia, abordando vários aspectos da atual situação da Economia Criativa no Amazonas e suas potencialidades. Serão disponibilizadas também 30 vagas para as pessoas que chegarem no Senac na hora das apresentações dos painéis
O montante arrecadado com a taxa de inscrição será doado em sua totalidade para o abrigo Moacyr Alves, bem como o cachê dos especialistas que participarão dos painéis, que concordaram em doar para o abrigo.
Para conferir a programação completa com painéis, datas, horários e especialistas participantes, basta acessar valendo.org.br/amazoniacriativa.
Nova Economia
O diretor do Departamento de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Turenko Beça, é um dos especialistas participantes do “Amazônia Criativa – 1º Fórum de Economia Criativa da Amazônia”. Ele participa do painel “Potencialidades da Economia Criativa no Amazonas: Identificação dos setores com maior potencial criativo e inovador na região”.
“O 1º Fórum de Economia Criativa da Amazônia é um evento importantíssimo porque traz a discussão acerca de um tema, que é o da economia nova, da Economia Criativa, que é uma quebra de paradigma por trabalhar com recursos que são ilimitados, que são os recursos da inteligência e da criatividade humana, diferente do paradigma anterior, que tratava dos recursos escassos e limitados”, opina Turenko.
O especialista lembra também que o tema é muito relevante no atual momento pelo qual a humanidade passa. “No momento que a gente vive, em que se fala tanto de sustentabilidade, da questão do clima, da questão da desigualdade social que só aumenta no mundo todo, são fundamentais discussões acerca desses temas. Nós pretendemos contribuir, dialogando sobre essas questões que são prementes hoje na economia e na Amazônia”, afirma.