Esta criação contínua de emprego e a taxa de desemprego mais baixa deverão ajudar a dissipar os receios de que o mercado de trabalho já tenha enfraquecido vertiginosamente; as chances de um iminente pouso forçado não deveriam aumentar com base nos dados de hoje.
O Fed deverá ser encorajado pela contínua, embora leve, moderação no aumento anual dos salários e pelo aumento na taxa de participação na força de trabalho; no entanto, os dados recentes provavelmente levarão o Fed a pensar que as taxas de juros dificilmente serão cortadas tão rapidamente em 2024, como o mercado vinha precificando recentemente, podendo ser um caso de “maior do que o mercado quer/espera”.
Enquanto esperamos que a mediana da projeção de pontos para os Fed Funds no final de 2024 – divulgada na próxima Declaração de Projeções Econômicas na próxima semana – seja menor do que a projeção de setembro de 5,13%, é provável que não caia tão longe quanto está sendo sugerido pelo mercado de futuros.
Os investidores agora podem direcionar sua atenção para os próximos eventos secundários, especialmente o relatório do IPC na terça-feira, antes do evento principal do FOMC na quarta-feira.