BRASÍLIA – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) vai integrar a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Escolas Cívico-Militares, proposta pelo deputado Luciano Zucco, e instalada na Câmara dos Deputados.
“A educação nas Escolas Cívico-Militares é muito eficiente. O programa trouxe uma integração extremamente positiva entre professores, diretores, secretarias de educação do país, estudantes, pais e autoridades. Por isso vamos lutar para manter o modelo que oferece qualidade de ensino para os estudantes do Brasil”, disse.
O ato político que marcou o início dos trabalhos da Frente. O colegiado nasce com a missão de apoiar, fortalecer e incentivar o modelo de ensino em nível municipal, estadual e federal. A frente terá parlamentares responsáveis em cada um dos 27 Estados da Federação com missões específicas e estratégias alinhadas.
“A efetividade das Escolas Cívico-Militares é comprovada. O modelo muda a vida das famílias, dos alunos, e oferece a oportunidade de um ensino com disciplina e uma metodologia integradas com os valores da nossa nação, da nossa pátria”, afirmou Capitão Alberto Neto.
Dados do relatório produzido pelo Ministério da Educação em dezembro de 2022, apontam que no modelo cívico-militar, houve a redução de 82% da violência física, queda de 75% da violência verbal, diminuição de 82% da violência patrimonial, redução de 80% da evasão e abandono escolar e uma elevação de 85% no nível de satisfação global com o ambiente escolar.
O início dos trabalhos da frente contou com a presença do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, além de vereadores, prefeitos, deputados e senadores.
Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
Este ano, o deputado federal Capitão Alberto Neto, apresentou Projeto de Lei n.2154/2023, que institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), com a finalidade de promover a melhoria na qualidade da educação básica no ensino fundamental e no ensino médio.
O Pecim é complementar a outras políticas de melhoria da qualidade da educação básica em âmbito nacional, estadual, municipal e distrital e não implicará o encerramento de outros programas ou a sua substituição.
O Programa, tem como princípios, dentre outros, o atendimento preferencial às escolas públicas regulares em situação de vulnerabilidade social, a adoção de modelo de gestão que proporcione a igualdade de oportunidades de acesso à educação, bem como o fortalecimento de valores humanos e cívicos.