A atualização traz uma uniformização no visual do Google Maps em todas as plataformas em que ele opera. Agora, o novo design está disponível para iPhones, dispositivos Android e também na versão web do aplicativo.
O lançamento da mudança foi feito de forma discreta, sem muita divulgação. Apesar de ser possível relacionar a atualização visual ao conceito ‘Material You’ e à chegada do Android 14, o Google optou por implementar as mudanças nas cores de maneira gradual e silenciosa, o que acabou resultando em comentários negativos por parte dos usuários.
A sinalização e os elementos visuais continuam em tons de verde, porém agora apresentam uma paleta de cores mais suave, com foco maior nas informações sobre distância e rota a percorrer. Mais uma vez, é importante manter o destaque, já que estamos lidando com um sistema automotivo em que as informações são exibidas em telas maiores, enquanto a interação com o motorista é limitada.
Nesse contexto, as linhas de navegação agora são apresentadas em um tom de azul mais intenso, junto com pequenos detalhes adicionais, como um indicador de velocidade. No entanto, o menu lateral, que contém opções relacionadas a preferências, áudio e orientação, permanece inalterado.
Atualização visual do Android Auto com Google Maps
O sistema Android Auto foi alvo de uma atualização visual do Google Maps neste fim de semana, que resultou na modificação da paleta de cores do aplicativo. Além de estar disponível nas versões web e nos smartphones, a novidade estende-se agora aos painéis dos carros conectados.
Com o objetivo de melhorar a usabilidade, a atualização optou por tons mais suaves e frios em vez das cores saturadas e contrastantes presentes no formato antigo. Por exemplo, as ruas e estradas passaram a ter tons de cinza e um destaque maior em comparação com os quarteirões mais claros, enquanto os mares e as florestas receberam toques mais sutis. ‘Essas mudanças visam aprimorar a experiência do usuário ao navegar no aplicativo, proporcionando uma representação mais realista do ambiente ao redor’.
Por Paulo S. Nogueira/Automotivo