O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), celebra nesta sexta-feira (24/11) o 16º Aniversário do Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola e os 14 anos do Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo. A programação de aniversário, junto à comunidade onde estão inseridos, inicia no final da tarde.
No Padre Pedro, localizado na Cidade Nova, zona norte, a abertura será feita pelo Coral de Idosos, às 17h, seguida da cerimônia de bênção com cântico de entrada, desfile de bandeira, fotos e poesia recitada por idosos. O público presente terá ao seu dispor uma Feira de Empreendedorismo, com barracas de alimentos e outros produtos. A programação inclui também lanche compartilhado, sorteios e atrações musicais.
A diretora do Padre Pedro, Elizabeth Maciel, destaca que o objetivo da ação, promovida pela Seas, em parceria com outros órgãos estaduais que realizam atividades no local, é fortalecer os vínculos comunitários com uma agenda de lazer e diversão para os moradores e frequentadores do CECF. Entre os parceiros estão o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), projeto Mais Vida e o Mais Inclusão Respirar.
A Seas, com base no Sistema Único de Assistência Social (Suas) acolheu a solicitação dos comunitários, recebendo o nome de Centro Estadual de Convivência da Família, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das funções básicas da família, valorizando a heterogeneidade e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
A escolha do nome, Padre Pedro Vignola, foi um pedido dos moradores em homenagem ao líder religioso atuante nas causas sociais no bairro Cidade Nova há mais de 20 anos.
André Araújo
A cerimônia de aniversário do CECF André Araújo, situado no bairro Raiz, zona sul, inicia às 18h com a apresentação da Banda da Polícia Militar, seguido da dança do Carimbó com o Grupo de Idosos Esperança. Também terá apresentação do Coral dos Grupos de Convivência Mente em Foco e Voz Ativa. A programação inclui ainda desfile Miss e Mister André Araújo, com Maylla, Gleimar e João, & Desfile do Príncipe e Princesa do Grupo de Crianças, apresentação de ritmos e a Banda Contágio.
Histórico
Inaugurado no dia 16 de maio de 1976, com o nome Centro Social Urbano André Araújo na administração do governador Enoch Reis. No dia 25 de Novembro de 2009, tornou-se Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo. O CECF foi revitalizado em 2021, na gestão do governador Wilson Lima, com intuito de oferecer melhorias e atendimentos diversos aos moradores do bairro Raiz.
Recebeu esse nome em homenagem a André Vidal de Araújo, um amazônida, sociólogo, membro da Academia Amazonense de Letras.
O CECF André Araújo oferece serviços garantindo direitos sociais às famílias promovendo sua autonomia, inclusão social, fortalecimento de vínculos, convivência familiar e comunitária, que busca possibilitar condições para melhoria da qualidade de vida da população residente em torno da zona centro-sul.
De acordo com a diretora do CECF André Araújo, Leila Gazel, as principais atividades do centros são: Grupos de convivência, atendimento psicossocial, fisioterapia, ações socioassistenciais, escuta psicológica, encaminhamentos, visita domiciliar, cursos profissionalizantes e oficinas para geração de renda, além de atividades físicas como pilates, funcional, laboral, ritmos, alongamento, futsal, jiu jitsu, vôlei e muay thai.
Fotos: Jimmy Christian/Divulgação SEAS