Nesta quinta-feira (23/11), o Cine Casarão, espaço dedicado à Sétima Arte do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), localizado no Centro de Manaus, receberá três estreias: ‘Tenho Fé’, ‘Afire’ e ‘Incompatível Com a Vida’. Os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada via Instagram (@casaraodeideias) ao preço de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).
A primeira exibição de ‘Incompatível Com a Vida’, na quinta, será às 16h. Com direção de Eliza Capai, o filme é um documentário brasileiro que reflete sobre vivências da maternidade. Quando descobriu a gravidez, a cineasta decidiu registrar diversos vídeos no período de sua gestação. Porém, algum tempo depois, o feto foi diagnosticado com uma má formação “incompatível com a vida”.
Com a descoberta, o projeto de Capai tomou um novo rumo: partindo dos registros de sua própria gravidez, a diretora acompanhou os relatos de outras mulheres que compartilharam de experiências parecidas com as dela, trazendo temas como vida, morte e políticas públicas. A produção será reexibida sexta-feira (24/11), às 19h30, e sábado (25/11), às 16h.
Já ‘Tenho Fé’ terá sua primeira exibição na quinta, às 17h45. O documentário, dirigido por Rian Córdova, acompanha a jornada de artistas que estetizam a ancestralidade religiosa. As cinco histórias, permeadas por música, teatro, moda, pintura e dança, traçam um paralelo entre arte, pluralidade, consciência coletiva, empreendedorismo e tolerância religiosa. As reexibições serão sábado, às 17h45, e domingo (26/11), às 19h40.
E por fim, também na quinta-feira, mas às 19h15, estreia ‘Afire’, de Christian Petzold. Na trama, em uma pequena casa de férias no Mar Báltico, onde os dias são quentes e não chove há semanas, quatro jovens se reencontram, velhos e novos amigos.
As florestas secas ao redor deles começam a pegar fogo gravemente, assim como suas emoções: felicidade, luxúria e amor, mas também ciúmes, ressentimentos e tensões – gradualmente, eles também são cercados por chamas. Ao longo desse processo, as pessoas também acabam se aproximando umas das outras dentro de casa. Até que os incêndios não podem mais ser ignorados. O filme será reexibido no sábado, às 19h15, e domingo, às 17h45.
Por Bruno Mazieri