O Projeto de Lei Nº 168/2023 do deputado estadual Rozenha (PMB) pretende disponibilizar o tratamento com Bomba de Infusão de Insulina para pacientes com diabetes tipo 1 no Amazonas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada onze (11) pessoas no mundo, uma (1) tem diabetes. A previsão é de que, até 2040, 642 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com a doença. Desse total, aproximadamente 542 mil serão crianças. No Amazonas, mais de 100 mil pessoas têm diabetes, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O diabetes tipo 1 é uma doença que compromete o metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia. Se não controlada, pode causar complicações como lesões e placas nos vasos sanguíneos. A consequência é o comprometimento da oxigenação dos órgãos, o que pode elevar o risco de infartos e AVCs. A pessoa com diabetes também corre risco de entrar em coma devido à dificuldade de manter o equilíbrio das taxas de açúcar.
“Essa é a vantagem do tratamento com a bomba eletrônica de insulina. O aparelho faz o diagnóstico em tempo real. Ele coloca no organismo do paciente somente a quantidade de insulina necessária para aquele momento”.
explicou Rozenha
A doença representa um desafio tanto para os doentes e seus familiares, quanto para profissionais de saúde. A dificuldade está na obtenção de um controle glicêmico e metabólico, a fim de minimizar complicações em curto e longo prazo. Além disso, o gasto com a doença no Brasil é de cerca de 100 bilhões de reais por ano, visto que, o preço da insulina e dos medicamentos para o tratamento é muito elevado.
“Quem tem diabetes tipo 1 passa a vida toda escravo de insulina. Os custos mensais para a compra de injeções de insulina variam entre R$ 500 a R$ 1000 reais”.
disse o deputado
Segundo a proposta, os pacientes diagnosticados com a Diabetes Mellitus, que estão em acompanhamento regular na Rede Pública de Saúde ou em Centro Especializado, deverão receber treinamento para manipulação correta do aparelho e insumos.
O monitoramento desses pacientes e a distribuição dos insumos serão realizados em ambulatório de atendimento específico, dentro de uma unidade de saúde devidamente equipada e que possua a especialidade de endocrinologia em seus quadros.
O projeto está pronto para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas. Nesta quarta-feira (22.11), Rozenha enfatizou a importância da aprovação do PL.
“Saúde é coisa séria. O diabetes tipo 1 vem levando a óbito centenas, milhares de pessoas nesse Amazonas É necessário que tenhamos consciência que irmãos amazonenses, sobretudo crianças, estão vindo a óbito por falta de regular insulina no corpo. Por isso, essa é uma lei que vai salvar milhares de vidas no estado do Amazonas”.
concluiu Rozenha