A temporada “Master Piece” 2023/2024 do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional, teve início nesta sexta-feira, 17, no SESI Clube do Trabalhador, com mais de 100 jovens, de 9 a 16 anos, de escolas privadas e públicas. O primeiro dia de evento, aberto ao público que caprichou na animação, contou com as primeiras avaliações das equipes dos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima.
Ao abrir o evento, a superintendente do SESI/AM, Rosana Vasconcelos, destacou a alegria em ver a realização do maior evento da história da robótica na região norte, com a participação de 39 equipes competindo.
“Claro que isso só foi possível graças ao esforço de vocês, a colaboração dos técnicos, o empenho das escolas, dos gestores, esse trabalho em conjunto conosco para que nós possamos estar aqui realizando juntos o que eu denomino como a maior festa da educação, que é o torneio SESI de robótica”.
Guilherme Freitas, de 13 anos, da equipe Lego Creators do Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI) da cidade de Boa Vista, Roraima, disse que está convencido de que sua experiência na robótica com certeza será utilizada no futuro. Antes de comentar sobre o projeto de inovação da equipe, revelou que o time venceu oito horas de estrada para chegar em Manaus.
“Fizemos uma placa aritmética que é modificada para deficientes visuais. A inovação está na comunicação entre a placa aritmética e o computador ou celular, por meio de um aplicativo. Explicando melhor, a nossa placa que é cheia de furos tem uma membrana que, ao inserir pinos, leva as informações para o dispositivo no aplicativo, gerando uma imagem. Assim, o nosso objetivo é contribuir para que deficientes visuais criem uma arte digital.”
Pensando na pouca visibilidade dos centros culturais de Rondônia, a equipe The Builders, do Escola SESI Professor Paulo Freire, do município de Pimenta Bueno, levou ao Torneio de Robótica – segundo o aluno Oles Lense, de 12 anos – um projeto que visa à realização de passeios virtuais com mapas e links disponibilizados por meio do Googles Maps, estabelecendo parcerias com empresas para melhorar as atrações que podem ocorrer nesses espaços.
Entusiasmado, o aluno expôs que participa pela primeira vez do torneio. Revelou a saga que a equipe, composta por cinco estudantes, enfrentou para chegar à competição “A gente foi de ônibus até Cuiabá para Cuiabá, pegou um voo até Campinas e depois para cá. Levamos quase dois dias de viagem”, detalhou.
A equipe Lovelace’s, do Colégio da Polícia Militar I, de Manaus, trouxe o projeto voltado para a inclusão de pessoas com daltonismo, elaborando uma sala de imersão na cultura Amazônica. “Um desejo pessoal da equipe era fazer com que daltônicos tivessem a oportunidade de ver obras artísticas assim como nós, que vemos todas as cores. Para isso fizemos uma adaptação em algumas obras para que esse público pudesse desfrutar das artes regionais”, esclareceu a componente da equipe Maria Eduarda, de 15 anos.
O Torneio SESI de Robótica continua amanhã com mais competições e a revelação das equipes vencedoras, que irão competir na etapa nacional, que será realizada em fevereiro de 2024 em Brasília, Distrito Federal.
Confira a programação de sábado:
Dia 18/11 – Sábado •
- 8h – Abertura do segundo dia de evento
- 9h – Início dos rounds oficiais dos robôs
- 12h -14h – Almoço
- 14h – Continuação da competição
- 16h – Finais do desafio do robô
- 16h40 – Cerimônia de premiação
- 18h – Encerramento