No dia 21 de novembro, das 9h às 12h, o Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (NUPA/MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizará a “3ª Edição do Webinário da Semana da Semana Justiça Restaurativa”. O evento, composto por três blocos na programação, busca fortalecer a cultura da paz por meio da Justiça Restaurativa. Esta abordagem colaborativa na resolução de conflitos promove o diálogo e a compreensão mútua.
A Procuradora de Justiça e Coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público (NUPA – MPAM), idealizadora do projeto, abordará o tema ‘A Justiça Restaurativa em Ascensão – A Relevância dos Núcleos Permanentes de Autocomposição no Fomento à Cultura da Paz’ no primeiro bloco da programação, com a mediação da Promotora de Justiça Renata Cintrão Simões de Oliveira.
No segundo bloco, a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), Romina Carmem Brito Carvalho, mediará a palestra ‘Justiça Restaurativa e a Defesa da Ordem Jurídica no Âmbito das Medidas Socioeducativas ‘, ministrada por João Nikola Vieira Guimarães, especialista em Gestão e Mediação de Conflitos.
Ao final do webinário, a instrutora de Justiça Restaurativa Márcia Sarubbi Lippmann apresentará o tema ‘Cidades Restaurativas – O Exemplo de Ações Sociais e Resolutivas que Formam Cidades Mais Inteligentes’, em parceria com o debatedor Guilherme Henrich Benek, Agente de Apoio Administrativo do MPAM e facilitador de Justiça Restaurativa.
O evento será transmitido pela plataforma Microsoft Teams, por meio do link disponível no site.
Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (NUPA/MPAM) e da Justiça Restaurativa
O NUPA atua diretamente com métodos autocompositivos, técnicas de resolução de conflitos aplicadas em demandas que envolvem: Pessoas com deficiência; Idosos; Família; ; Criança e juventude; Direitos humanos; Educação; Apoio comunitário; Comunidade escolar e acadêmica e outros. Atualmente, o NUPA oferece os serviços de Mediação Extrajudicial de Conflitos em Demandas Internas e Externas, e a Realização de Justiça Restaurativa em Conflitos Complexos e Círculos de Construção de Paz em Conflitos Menos Complexos.
Tem forte atuação em fomento à Cultura da Paz.