Após a publicação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarando situação de emergência fitossanitária nos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima, no Diário Oficial da União (DOU), de ontem (13/11), devido à presença da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), valido por um ano visando, segundo o Mapa, controlar o risco de a espécie se espalhar por outros estados do território nacional o Governo do Amazonas, emitiu uma nota que não existe registros de ocorrência da praga no Estado.
Nota – Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf)
Amazonas não tem ocorrência da praga quarentenária Mosca-da-Carambola
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) reforça que não há ocorrência da praga quarentenária Mosca-da-Carambola no Amazonas, levando em consideração a Portaria nº 627, publicada na segunda-feira (13/11), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sobre o estado de emergência fitossanitária para a praga quarentenária presente Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.
A autarquia destaca também que, mesmo o estado sendo uma área sem ocorrência da praga, ações de prevenção são realizadas diuturnamente por meio da fiscalização do trânsito interestadual de vegetais e suas partes, junto às suas sete Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs) e de forma alinhada com o Programa Nacional de Erradicação da Mosca-da-Carambola no estado.
Para evitar a entrada da Mosca-da-Carambola no estado, a Adaf também promove a realização de ações de educação sanitária, por meio de palestras e distribuição e divulgação de materiais informativos sobre a praga, além de monitorar armadilhas tipo Jackson, utilizadas como estratégia de monitoramento da praga quarentenária, em cidades como Nhamundá e Parintins.
As diretrizes e medidas a serem adotadas para o enfrentamento à situação serão indicadas brevemente em Ato do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Assim, a autarquia reitera a ausência da praga no Amazonas.