A Federação Amazonense de Futebol (FAF) segue empenhada no planejamento do Campeonato Amazonense 2024. Nesta sexta-feira (10/11), a entidade realizou, junto a representantes de sete clubes participantes, a segunda reunião de Conselho Técnico da competição. Na ocasião, a FAF confirmou o regulamento do Barezão 2024, anteriormente discutido e divulgado.
Ao fim da reunião, que contou com a participação de Manauara, Manaus FC, Nacional FC, Operário, Parintins FC, Princesa do Solimões e Unidos do Alvorada, o Diretor de Competições Adjunto, Thiago Durante, falou sobre o encontro e destacou a discussão saudável entre Federação e clubes, com o objetivo de fortalecer ainda mais o principal campeonato de futebol profissional do estado.
“Realizamos mais uma reunião muito produtiva, fechamos pontos que ainda precisavam ser definidos. Foi uma discussão muito saudável e valiosa para deixar os clubes bem alinhados em relação ao que envolve a disputa do Campeonato Amazonense. Saímos novamente fortalecidos e com a certeza que teremos uma competição muito forte, não só tecnicamente, mas também em organização”, declarou.
O que dizem os clubes
Atual campeão da Série B do Campeonato Amazonense, o Unidos do Alvorada se prepara para estrear na elite do futebol baré. O diretor de futebol do clube, Heverton Oliveira, elogiou as iniciativas propostas pela FAF, que tem dado voz aos clubes nas decisões relacionadas ao Barezão 2024.
“As mudanças definidas contribuirão para o fortalecimento e evolução do futebol amazonense. Nosso objetivo junto à Federação é fazer com que nosso futebol continue crescendo, trazer o público para os estádios e com essas mudanças, isso deve acontecer. As ideias foram discutidas de forma democrática e nós do Alvorada estamos bem satisfeitos com os caminhos tomados pela gestão presidida pelo Rozenha, e vamos tentar surpreender no campeonato”, destacou.
Outro clube com pouco tempo de existência, o Manauara chegou ao vice-campeonato estadual em 2023 e na próxima temporada, vai em busca do título do Barezão. O presidente do clube, Marcus Souza destacou o que foi discutido e acordado na reunião.
“O principal tema debatido foi o novo formato de disputa, o qual aprovamos. Também discutimos sobre datas limite de transferências entre clubes e inscrições de jogadores E por fim, a questão sobre o acúmulo de cartões, onde novamente chegamos a um acordo. Então, esses foram os avanços significativos de hoje”, relatou.
Relembre as principais mudanças
O Estadual de 2024 será disputado em dois turnos de pontos corridos, em que as dez equipes serão divididas em dois grupos de cinco cada. Em cada turno, os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. Após as fases eliminatórias, a final geral será realizada pelos campeões de cada turno. Caso o campeão do primeiro turno seja o mesmo do segundo, o clube será declarado, automaticamente, campeão amazonense.
Na próxima temporada, o Barezão terá três equipes rebaixadas e, por consequência, somente um clube obterá o acesso à elite, por meio da Série B de 2024. Ou seja, a partir de 2025, o campeonato erá oito participantes e apenas um time será rebaixado.