Começa nesta quinta-feira (09/11), as inscrições para a terceira edição da Corrida e Caminhada Pedestre Terra das Cachoeiras 2023, competição de cinco quilômetros, que será realizada pela prefeitura, no dia 10 de dezembro, em comemoração aos 42 anos de fundação do município.
As inscrições seguem até o dia 8 de dezembro, e poderão ser feitas no endereço eletrônico https://www.ticketsports.com.br/e/iii-corrida-e-caminhada-pedestre-terra-das-cachoeiras-5k-2023-37460.
“Desperte com a natureza e encare os cinco quilômetros mais vibrantes da sua vida, onde cada passo é uma celebração. Venha correr, caminhar e se conectar com a natureza. Esperamos por você na Terra das Cachoeiras. Aceite o desafio!”, convida a prefeita Patrícia Lopes.
A taxa de inscrição custa R$ 50 e dá direito a kit com sacola saco, camiseta da prova, número de peito, medalha e brindes ofertados pelos patrocinadores e apoiadores da prova. Doadores voluntários de sangue poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, no limite de 3% do total de número de inscritos.
As Pessoas com Deficiência (PCD), também poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, mediante apresentação de laudo médico e limite de vagas definido pela organização da competição.
Serão disponibilizadas 500 vagas para atletas, sendo assim, as inscrições poderão ser encerradas antes do prazo previsto, sem aviso prévio, caso o limite seja alcançado, ou prorrogadas, conforme decisão da organização.
A idade mínima para participar da Corrida e Caminhada Pedestre Terra das Cachoeiras 2023 é de 16 anos para a Prova de 5 km. O responsável deverá realizar a inscrição do atleta menor e o mesmo, deverá acompanhá-lo no dia do evento. Na ausência do pai ou responsável, será exigida a autorização por escrito, com assinatura autenticada e reconhecida e cópia do Documento de Identidade do pai ou responsável.
Para efeito de cadastro, classificação por categoria e apuração de resultados, será levado em conta a idade que o atleta terá em 31 de dezembro de 2023, conforme Norma da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Os atletas inscritos receberão o kit atleta do evento, somente nos dias 8 e 9 de dezembro, sexta-feira e sábado, respectivamente, no horário das 9h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), localizada na rua Itaúba, 31 próximo ao ginásio coberto, no bairro Morada do Sol, em Presidente Figueiredo.
A entrega de kits será impreterivelmente feita nesses dias e horários. Não haverá entrega de kit de participação no dia da prova, nem após a mesma.
Os kits somente serão retirados pelo atleta mediante a apresentação de um documento oficial de identidade com foto e do recibo original de pagamento da inscrição. Estes comprovantes serão retidos na entrega do Kit.
Largada e a chegada acontecerão no Parque do Urubuí, Presidente Figueiredo/AM, sob quaisquer condições climáticas, em horários diferenciados. As 6h55 larga o pelotão de PCDs e, cinco minutos depois, às 7h, os pelotões de elite e geral. Em todas as modalidades, o percurso será de 5 quilômetros.
Premiação
Todos os atletas inscritos, que terminarem as provas nos tempos máximos previstos, receberão uma medalha de participação. Os demais serão premiados com troféus e premiação em dinheiro, de acordo com a classificação.
Chip retornável
No dia da prova será entregue ao atleta o chip retornável, mediante a apresentação do número de peito do atleta. Este chip deverá ser afixado no seu tênis. Caso tenha alguma dúvida de como proceder, antes de afixar, procure o staff da prova que vai orientar na sua utilização. O uso do “chip” é obrigatório aos inscritos, acarretando a desclassificação se não o utilizar.
A utilização do chip é de responsabilidade única do atleta, assim como as consequências de sua não utilização. A utilização inadequada do chip pelo atleta, acarreta a não marcação do tempo, isentando a Comissão Organizadora na divulgação dos resultados.
O participante que não retirar o seu chip, fica ciente que renuncia ao direito de ter cronometrado seu tempo. O Chip deverá ser devolvido ao final da prova sob pena de não receber prêmios, troféus ou medalha de participação do evento.
Por Dora Tupinambá
Fotos: Arquivo/Prefeitura de Presidente Figueiredo