Parlamentar alcançou 14,49% dos votos válidos, proporcionalmente, e termina o pleito na frente de nomes como Arthur Lira (PP), atual presidente da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PL) e Nikolas Ferreira (PL).
O deputado federal mais jovem já eleito pelos amazonenses, Amom Mandel (Cidadania), encerrou essas eleições com mais um recorde histórico, foi o deputado federal mais votado, proporcionalmente, entre os candidatos também eleitos em todo Brasil, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O vereador Amom Mandel (Cidadania) teve 14,49% dos votos válidos (288.555 votos absolutos) no Amazonas.
“Isso só aumenta a responsabilidade e o compromisso que firmamos com o Amazonas. Quero ser o parlamentar mais presente da história desse estado, sempre pautando o mandato pela transparência”, afirmou Mandel.
Na segunda posição ficou o também vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PL), com 13,32% dos votos em Minas Gerais. Bia Kicis (PL), eleita pelo Distrito Federal, ficou empatada com o colega do partido, com os mesmos 13,32% dos votos, no Distrito Federal.
O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) obteve 13,26% dos votos válidos, em Alagoas.
*Os dez deputados mais votados no país.
1 – AMOM MANDEL – 14,49%
2 – NIKOLAS FERREIRA – 13,32%
3 – BIA KICIS – 13,32%
4 – ARTHUR LIRA – 13,26%
5 – YANDRA DE ANDRÉ- 11,01%
6 – FRED LINHARES – 10,26%
7 – DR FERNANDO MÁXIMO – 9,85%
8 – ÉRIKA KOKAY – 9,06%
9 – NATÁLIA BONAVIDES – 8,42%
10 – TOINHO ANDRADE – 7,68%
Fonte: TSE
Campanha limpa
Vereador de Manaus, Amom se destacou entre os parlamentares por sua atuação independente. Durante a campanha deste ano, cumpriu esteve nas ruas ouvindo a população de perto, com propostas plausíveis para o Amazonas.
Amom chamou a atenção do eleitorado com seus três programas eleitorais nas rádios e TVs. Com apenas 1 segundo de tempo, o deputado eleito usou frases curtas como “Eu sou Amom”, “Use o cinto” e a que marcou sua campanha em todo o Amazonas, “Beba água”. Essa foi a primeira frase proferida pelo candidato e se tornou parte memorável da campanha do candidato.
A campanha de Amom foi feita, principalmente, pelas redes sociais, uma forma de alcançar públicos de todo o estado. A estratégia foi atacada por adversários. Amom recebeu mais de 30 mil seguidores falsos no Instagram, nos últimos dias de campanha eleitoral, como uma forma de diminuir o alcance das suas publicações e derrubar o perfil.
Mesmo com todas as limitações, Amom manteve a presença nos bairros de Manaus, com dezenas de reuniões, caminhadas e dois comícios, que atraíram milhares de pessoas. Por onde passou, recebeu o apoio e o carinho dos eleitores.