Neste dia 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público, profissional indispensável para o funcionamento de órgãos e autarquias públicas em todas as esferas. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a história de vida de muitos não pode ser contada sem mencionar o parlamento municipal e o tempo dedicado à Casa Legislativa.
É o caso do cerimonialista Otávio Lobato, que caminha para meio século de trabalho e dedicação à CMM. “Eu estou aqui desde de 1975, coloca aí na calculadora, eu tenho mais tempo de CMM do que muita gente aqui tem de idade”, brincou o servidor.
“Fico muito contente em servir essa Casa por tanto tempo, é uma alegria muito grande para mim. Eu acompanho as mudanças e evoluções da Câmara há quase 50 anos e acompanhar isso de perto é muito gratificante, pois o que fazemos aqui reflete no dia a dia de toda a população de Manaus”, completou Otávio.
O dia 28 de outubro é considerado o Dia do Servidor em homenagem a São Judas Tadeu, padroeiro desses profissionais. A data foi instituída em 1960, por meio da Lei n.º 8112, pelo então presidente João Goulart, visando reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores.
“Estou aqui para parabenizar todos os funcionários públicos do Amazonas, em especial os de Manaus. Vocês que desempenham um papel tão fundamental para a sociedade no trabalho árduo no dia a dia do atendimento ao público. A final ser funcionário público nada mais é do que servir à população”, destacou Caio André (Podemos), presidente da CMM.
Os servidores públicos têm como principal objetivo a prestação de serviços à sociedade e o cumprimento das atribuições e obrigações previstas em seus cargos e funções. Mas existem aqueles que vão além da obrigação, e que tornam o ambiente de trabalho uma extensão de sua casa.
“Primeiro eu tive a casa da minha mãe, depois a minha casa, a casa onde construí família com a minha esposa, e certamente, a Câmara Municipal de Manaus também é uma das minhas casas. Eu vi esse prédio ser construído, eu vi o tempo passar e as coisas melhorarem tanto para os servidores quanto para a cidade de Manaus”, afirmou Otávio Lobato.
“Essa gestão do presidente Caio André é muito interessante, nós conseguimos observar que ele realmente quer fazer mais pelo servidor. Percebo, com minha experiência, que ele tem um olhar de cuidado com a gente, ele se esforça realmente para que a gente tenha as melhores condições de trabalho possível”, finalizou Otávio Lobato.