Pelo menos 27 pessoas morreram devido ao furacão Otis e outras quatro ainda estão desaparecidas, disse o governo do México depois que uma das tempestades mais poderosas que atingiu o país atingiu a cidade turística de Acapulco, no Pacífico, um dia antes.
O presidente Andrés Manuel López Obrador disse que o governo está trabalhando para restabelecer a energia e limpar a devastação causada pelo furacão de categoria 5 que atingiu o estado de Guerrero, no sul, e deixou Acapulco incomunicável.
“O que Acapulco sofreu foi realmente desastroso”, disse López Obrador numa conferência de imprensa regular do governo na quinta-feira.
A Otis inundou ruas, arrancou telhados de casas e hotéis e cortou comunicações e acessos rodoviários e aéreos. O serviço telefônico e as linhas de eletricidade cortados dificultaram que as autoridades avaliassem rapidamente a extensão dos danos.
López Obrador disse que a destruição foi tão completa que nem um único poste de energia permaneceu na zona de impacto.
As primeiras imagens e relatos eram de devastação extensa, árvores derrubadas e linhas de energia caídas em enchentes marrons que, em algumas áreas, se estendiam por quilômetros.
Muitos dos outrora elegantes hotéis à beira-mar em Acapulco pareciam estruturas desdentadas e destroçadas depois que a tempestade de categoria 5 explodiu centenas – e possivelmente milhares – de janelas.
Em Acapulco, parecia haver uma frustração generalizada com as autoridades. Embora cerca de 10 mil soldados militares tenham sido destacados para a área, faltavam-lhes as ferramentas para limpar toneladas de lama e árvores caídas das ruas.
Centenas de caminhões da empresa governamental de eletricidade chegaram a Acapulco na manhã de quarta-feira, mas pareciam não saber como restaurar a energia, com linhas de eletricidade caídas em pés de lama e água.
Jakob Sauczuk estava hospedado com um grupo de amigos em um hotel à beira-mar quando Otis apareceu. “Deitámo-nos no chão e alguns entre as camas”, disse Sauczuk. “Rezamos muito.”
Sauczuk reclamou que seu grupo não foi avisado nem recebeu abrigo mais seguro do hotel.
Pablo Navarro, um trabalhador de peças automotivas que foi alojado em acomodações temporárias em um hotel à beira-mar, disse que pensou que poderia morrer em seu quarto de hotel no 13º andar.
“Eu me abriguei no banheiro e, felizmente, a porta aguentou”, disse Navarro. “Mas havia alguns quartos onde o vento soprava pelas janelas e portas.”
Demorou quase todo o dia de quarta-feira para que as autoridades reabrissem parcialmente a principal rodovia que liga Acapulco à capital do estado, Chilpancingo, e à Cidade do México .
Os aeroportos comerciais e militares de Acapulco ainda estavam muito danificados para retomar os voos.
A Zona Diamante de Acapulco, uma área à beira-mar com hotéis, restaurantes e outras atrações turísticas, parecia estar quase toda submersa nas imagens de drones que a Foro TV postou online na tarde de quarta-feira, com avenidas e pontes completamente escondidas por uma enorme massa de água marrom.
Otis pegou muitos de surpresa na terça-feira, quando passou rapidamente de uma tempestade tropical para um poderoso furacão de categoria 5 .
“Uma coisa é ver um furacão de categoria 5 atingir a costa em algum lugar quando você está esperando ou esperando um furacão forte, mas acontecer quando você não espera que nada aconteça é realmente um pesadelo”, disse Brian McNoldy, um pesquisador de furacões na Universidade de Miami.
* Fonte: The Guardian