A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) e outras instituições do setor contábil, solicitaram à Receita Federal extensão do prazo para entrega da EDF-Reinf e DCTFWeb. O fundamento é a instabilidades no e-CAC, no eSocial e no Simples Nacional. A solicitação propõe adiar para 31 de outubro.
O prazo final para entregar o e-Social terminou no último dia 13. Nessa segunda-feira (16/10), findou o prazo para envio do Reinf e DCTFWeb, e, no próximo dia 20 de outubro, termina o prazo para empresas do Simples Nacional enviarem informações sobre faturamento e emitir guias de pagamento.
Além da FENACON, assinam o pedido o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil). A EFD-Reinf é uma escrituração fiscal digital criada no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital, para coletar informações dos contribuintes relativas a pagamentos ou créditos de rendimentos e retenções de imposto sobre a renda na fonte, com vistas a substituir a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte, a Dirf, em relação aos fatos ocorridos a partir de janeiro de 2024.
“A ampliação do prazo das obrigações acessórias se deve pelo fato do sistema da Recei- ta Federal estar fora do ar por várias horas na semana pas- sada, o que dificultou muito o trabalho das organizações contábeis, e que foi agravado pela exigência de novas infor- mações na EFD-Reinf, bem como pelo feriado do dia 12”, disse Wilson Gimenez Junior, diretor técnico da FENACON.