Os produtores ou proprietários de imóveis rurais do município de Lábrea – AM interessados em receber incentivos financeiros pela conservação da vegetação nativa em sua propriedade ou se precisarem de assistência para regularizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de seu imóvel podem participar da Ação Integrada do Projeto Floresta+ Amazônia no período de 23 a 27/10. O atendimento vai ocorrer das 08h às 17h, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A Ação Integrada tem o apoio local da Prefeitura Municipal de Lábrea. Ainda conta com a parceria do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipaam) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Além de regularizar o CAR, os produtores rurais poderão realizar a pré-inscrição na Modalidade Conservação do Projeto Floresta+ Amazônia, que apoia financeiramente quem conserva a vegetação nativa. A iniciativa reconhece o papel os agricultores na manutenção dos serviços ambientais e na conservação da floresta. Possuir o CAR é um dos critérios para ser beneficiário do projeto.
Para regularizar o CAR do imóvel, é necessário apresentar documento pessoal (RG e CPF) e documentação que comprove propriedade ou posse e mapa, ou memorial descritivo, da área rural.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório no Brasil que visa integrar informações ambientais de propriedades rurais em todo o país. A regularização ambiental das propriedades rurais é importante para a proteção do meio ambiente, a conservação da biodiversidade e o cumprimento das leis ambientais.
.
O CAR também é fundamental para que os produtores e proprietários rurais tenham acesso a benefícios, como crédito rural, licenciamento ambiental e participação em programas de pagamento por serviços ambientais, como ser beneficiário do Projeto Floresta+ Amazônia.
.
Sobre o Projeto Floresta+ Amazônia – É uma iniciativa do Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Fundo Verde para o Clima (GCF) para recompensar quem protege e recupera a floresta.
.
Até 2026, serão investidos 96 milhões de dólares nos estados amazônicos com ações e incentivo financeiro com pagamentos por serviços ambientais e com a execução de projetos beneficiando diretamente as comunidades locais.
.
A iniciativa viabiliza incentivos financeiros pela conservação da vegetação nativa, reconhece o papel dos produtores rurais na manutenção dos serviços ambientais e na preservação em territórios da Amazônia Legal.
.
Saiba mais em: www.florestamaisamazonia.org.br
.
Serviços:
.
Data: 23 a 27 de outubro de 2023.
Horário: Das 08h às 17h
Local: Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Lábrea – AM
Endereço: Avenida Coronel Luís Gomes, 308, Centro, Lábrea – AM
Lábrea realiza ação para produtores rurais
O intuito é regularizar CAR e realizar pré-inscrição para receber incentivo financeiro por conservação ambiental
By Sugestão de PautaUpdated: