A diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) concluiu, nesta quinta-feira (19/10), a participação no Seminário Final do Projeto Integravisa 3, em Brasília (DF). O evento reuniu representantes de órgãos de vigilância sanitária de todo o país para discutir e trocar experiências sobre a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em seus processos de trabalho.
“Encerramos nossa participação com a certeza de termos aprendido muito com os debates e apresentações das diversas vigilâncias brasileiras presentes ao evento. Também pudemos contribuir oferecendo a nossa perspectiva enquanto Prefeitura de Manaus, a realidade e os desafios que vivenciamos no nosso trabalho diário, bem como os esforços que temos empreendido para implantar o SGQ na Vigilância municipal”, afirma o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, que integrou a comissão que representou a capital amazonense em Brasília.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), organizadora do evento, tem estimulado a adoção do SGQ para aprimorar o trabalho realizado pelas vigilâncias estaduais e municipais do país. Para facilitar o processo, a Agência seleciona periodicamente órgãos de vigilância sanitária para receber uma consultoria especial sobre o Sistema pelo período de um ano. No ciclo atual, do qual a Visa Manaus é uma das participantes, a consultoria vem sendo prestada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), instituição de São Paulo certificada por seu trabalho dentro dos parâmetros do SGQ.
Para Jackson Alagoas, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), que também participou do Seminário, o encerramento dessa fase consolida a busca das vigilâncias locais pela qualificação e melhor organização dos seus serviços.
“Esse momento traz muita reflexão, e reafirma a missão que as vigilâncias sanitárias, tanto a municipal quanto a estadual, têm de se organizar para oferecer o melhor serviço ao setor regulado e à sociedade, porque tudo isso se converte em prevenção de doenças e ao fortalecimento da segurança sanitária da sociedade com um todo”, explica.
SGQ na Visa Manaus
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de práticas de gestão voltado a reformular totalmente os processos de trabalho do órgão ou empresa onde é implantado, para torná-los mais eficientes, integrados, transparentes, resolutivos e atentos às necessidades do seu público-alvo – no caso da Visa Manaus, a população da capital amazonense.
O trabalho de estudo e adoção das práticas do SGQ vem acontecendo desde junho do ano passado, com a criação do Núcleo de Gestão da Qualidade e a formação de um Grupo de Trabalho envolvendo gerentes e servidores em todas as áreas da Visa Manaus.
Além das reuniões semanais do GT, a Visa participa de encontros periódicos, presenciais e à distância, com representantes da Anvisa e do HAOC. Com o fim da consultoria, que se encerra neste ano, a Visa Manaus irá dar continuidade ao processo, buscando a inovação e a qualificação constante do serviço entregue à população.