A imagem nebulosa tem se tornado rotina em Manaus. Nesta quarta-feira (11), a cidade ficou totalmente coberta por uma fumaça densa.
Conforme os dados do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar é considerada péssima em diversos pontos da cidade. Segundo o World Air Quality Index, base de dados que monitora a qualidade do ar em nível global, a capital amazonense é considerada um dos piores lugares do mundo para se respirar no dia de hoje.
Atualmente, o Governo do Amazonas conta com o apoio de quatro aeronaves para intensificar o combate aos incêndios. Uma foi cedida pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul; outra pelo governo do Distrito Federal, bem como uma aeronave cedida pela Marinha, e outra pertencente à Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM).
No início de outubro, 23 agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) chegaram ao Amazonas.
Esses agentes contribuirão para as ações em curso do Corpo de Bombeiros do Amazonas, especialmente no combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Com informações da CNN