O Cine Casarão, sala de cinema do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), foi um dos grandes premiados da edição 2023 do Expocine, maior encontro do mercado de cinema da América Latina, que ocorreu entre os dias 3 e 6 de outubro, em São Paulo. O espaço, localizado no Centro Histórico de Manaus, recebeu o prêmio na categoria Exibição, por priorizar em programação filmes nacionais e regionais.
Diretor do CCCI, João Fernandes esteve presente na premiação e ficou emocionado ao receber o troféu das mãos de Marcelo Lima, CEO da Tonks, empresa idealizadora da Expocine.
“Fiquei emocionado porque levar as pessoas de volta ao Centro de Manaus, para assistir filmes que não são blockbuster é uma ‘luta’ diária. E ser reconhecido justamente por dar espaço ao que está sendo produzido na Região Norte e no País, de uma forma geral, muito me orgulha”.
João Fernandes
O Cine Casarão está prestes a completar 6 anos e conta com 35 assentos, e com funcionamento de quarta-feira a domingo. Durante a premiação, Marcelo Lima fez questão de entregar o troféu em mãos ao diretor do CCCI.
“Queria entregar esse prêmio para um exibidor que representasse os 10 anos da Expocine. Conhecemos o Cine Casarão e toda a imagem dele – toda luta – representa a Expocine. João, você é lutador como muitos exibidores e merece esse prêmio”, declarou Marcelo.
Fernandes ressaltou que, “desde o início, a ideia da sala é promover o cinema nacional”. “(Espero) que o Norte possa ter políticas públicas para que todos os dias possamos ver histórias como a minha e de outras pessoas que estão aí, e que as novas salas de cinema não tenham um caminho árido e tão solitário como o meu”, finalizou o diretor do Centro Cultural Casarão de Ideias.
Para comemorar seus 6 anos de criação, o Cine Casarão, por meio do CCCI, promove entre os dias 27 e 29 de outubro o 1º Cine Casarão Festival, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema, realizada anualmente em São Paulo.
Por Bruno Mazieri