Os desenhos e poesias vencedoras do 1° Concurso Faça Bonito, de prevenção à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, se fizeram presentes na programação de comemoração dos 70 anos da Petrobras, realizada nesta sexta-feira (06/10), na sede da empresa, na zona centro-sul de Manaus.
O concurso foi uma iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) e Ministério Público do Trabalho no Amazonas e em Roraima (MPT-AM/RR) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).
As poesias apresentadas no evento foram feitas por alunos do 6º ao 9º e os desenhos foram criações de alunos do 1º ao 5º ano, todos estudantes da rede de educação estadual do Amazonas.
“Os desenhos e poesias tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e é muito importante aproveitar cada oportunidade de divulgar sobre a importância dessa temática fundamental para a saúde pública”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Segundo Cassandra Torres, coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes na FVS-RCP, na Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDNT), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) na Fundação, essa é uma oportunidade ímpar de levar a temática para um evento com grande relevância social.
“Obtermos esse espaço em um evento importante, como o aniversário da Petrobras, possibilita que possamos junto ao IACAS, nosso parceiro, destacar a importância da proteção, identificação dos agressores, apoio às crianças e adolescentes e desmistificação de estigmas que são criados sobre esse problema”, destacou Cassandra.
Na ocasião, a FVS-RCP também participou de uma roda de conversa sobre os trabalhos que possuem em parceria com a Petrobras relacionados às áreas social, esportiva e ambiental.
“É importante pelo incentivo que a Petrobras tem em desenvolver ações de proteção à população. No nosso caso, às crianças e aos adolescentes de vulnerabilidade”, disse a representante da IACAS no evento, Amanda Ferreira, também presente no evento.
Faça Bonito
O 1º Concurso Faça Bonito teve o objetivo de estimular a criação de desenhos e poesias por crianças e adolescentes na rede estadual de ensino a partir do tema “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”, e faz parte da campanha “Faça Bonito”, realizada em todo o país.
Aderiram ao concurso os seguintes municípios: Manaus, Fonte Boa, Barreirinha, Parintins, Tabatinga, Tonantins, Boa Vista do Ramos, São Sebastião do Uatumã, Jutaí, Tefé, Santa Isabel do Rio Negro, Guajará, Novo Airão, São Paulo de Olivença e Urucará.
A iniciativa envolveu atores dos núcleos de combate a essas violências como a FVS-RCP, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Manaus (CMDCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas.
Além do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e em Roraima (MPT-AM/RR), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Polícia Civil, Polícia Federal e Arquidiocese de Manaus.