Se a região Amazônica é conhecida como o pulmão do mundo, a cidade de Tefé (a 545 quilômetros de Manaus), por sua vez, é considerada por muitos, o coração da região. Localizado no centro da Amazônia Internacional, o município da seleção semifinalista da Copa da Floresta é um importante corredor turístico internacional e abriga ainda a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Maior cidade em população da região do Médio Solimões, Tefé tem 73 mil habitantes, de acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade concentra importantes serviços públicos que são procurados pela população rural e por moradores de municípios vizinhos. A economia urbana gira em torno do comércio, mas o turismo também exerce importante papel nesse setor.
Corredor turístico internacional
Situada praticamente na metade do caminho entre Manaus e a Colômbia, Tefé é um importante corredor turístico da região amazônica. com conexões internacionais, que envolvem cidades da Colômbia, como Letícia, Bogotá e Iquitos, além de cidades do Peru, que são destinos de milhares de turistas o ano todo, como Machu Picchu e Cusco.
A cidade possui um aeroporto de médio porte que, além de receber tais conexões, também suporta voos semanais, que fazem rotas de ida e volta a Manaus. As viagens aéreas entre a capital e Tefé e vice-versa costumam durar cerca de 45 minutos.
Entretanto, os transportes fluviais são os mais comuns e procurados para acessar a cidade. Embarcações chegam ao porto local diariamente vindos de destinos como Manaus e Tabatinga. As viagens em barcos maiores podem durar dias e o deslocamento de lancha a motor (conhecida como “a jato”) leva cerca de 12 horas, partindo da capital.
Por conta da severa seca que atinge a região neste ano, as viagens fluviais foram prolongadas. Além disso, a estiagem faz com que as embarcações maiores não possam atracar no porto da cidade, deixando-a isolada. Nessa situação, para chegar a Tefé pelo rio, a população precisa ficar em uma comunidade próxima e seguir em embarcações menores.
Casa do Instituto Mamirauá
Próximo a Tefé estão localizadas duas das maiores Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Brasil: Mamirauá e Amanã. Somadas, as reservas têm mais de 3 milhões de hectares de florestas amazônicas. Pela proximidade geográfica e pela estrutura, a cidade abriga a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Criado em 1999, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa científica sobre a biodiversidade, manejo e conservação de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, no Amazonas.
Trajetória na Copa da Floresta
Para chegar até a semifinal da maior competição não profissional da Região Norte do país, Tefé foi campeã da sede 2, em Alvarães. Na fase classificatória, a equipe obteve uma vitória e dois empates.
Na final, os tefeenses superaram Fonte Boa por 5 a 4 na disputa de pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. Na campanha, foram nove gols marcados e sete sofridos.